
A partir do próximo ano, a região Norte será uma das beneficiadas com o novo sistema “Defesa Civil Alerta”. A ferramenta, que foi ampliada, enviará alertas de risco de desastres, como inundações e penetrações, diretamente para os celulares da população e estará disponível em 2.859 municípios.
A Defesa Civil Alerta funciona enviando avisos por meio de mensagens de texto e alertas sonoros, mesmo que o telefone esteja no modo silencioso, garantindo que todos sejam informados sobre os riscos iminentes.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que é responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar medidas fáceis para a redução dos riscos de acidentes ou desastres, sendo que, para isso, diversas ações devem ser realizadas de maneira articulada entre os entes federativos.
Entretanto, a CNM alerta que, apesar das obrigações da União de instituir e manter um sistema de informações e monitoramento de desastres, esse sistema ainda não foi implementado, o que limitaria a eficácia da gestão municipal de riscos. No entanto, a Confederação considera um avanço o cumprimento da obrigação da União de produzir alertas sobre a possibilidade de ocorrência de desastres, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.