Região Norte tem 14% de comunidades quilombolas

Foto: Recorte

A população quilombola no país era formada por mais de 7 mil comunidades que habitavam 8.441 localidades em 25 Unidades da Federação. A região Norte do país possui 14,75% desse total.


A maioria das localidades está na Região Nordeste. São 5.386, ou seja, 63,81% do total. Em seguida está o Sudeste, com 14,75%. As regiões Sul (3,60%) e Centro-Oeste (3,29%) fecham a lista.

Os dados fazem parte de mais um suplemento do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto explica que algumas das comunidades são formadas por integrantes em mais de uma localidade. Isso justifica o fato de haver 775 mais agrupamentos do que comunidades.

As localidades foram classificadas pelo instituto como “lugares do território nacional onde existe um aglomerado permanente de habitantes quilombolas e que estão relacionados a uma comunidade quilombola e contam com, no mínimo, 15 pessoas declaradas quilombolas cujos domicílios estão a, no máximo, 200 metros de distância uns dos outros”.

Artigo anteriorMorre Thommy Schiavo, ator de “Pantanal”, após queda de sacada em Cuiabá
Próximo artigoSSP-AM realiza mais de mil atendimentos para Carteira de Identidade Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui