Resgate de animais silvestres triplicou no ano passado

Foto: Carlos Soares/SSP-AM

Com o resgate de 676 animais silvestres, a atividade realizada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar triplicou em 2019. Durante todo o ano de 2018, a polícia retirou de cativeiros 210 animais silvestres. Por espécie, foram resgatadas 334 aves, 216 répteis e 126 mamíferos.


Tracajás (63), curiós (57) e jacarés (38) estão entre os animais mais resgatados pelo Batalhão. Entre o total de resgatados, cerca de 20 animais são classificados como animais em extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São eles: peixe-boi da Amazônia, macaco-aranha, macaco-prego e sauim-de-coleira.

Além de apreensões em operações e do resgate de animais silvestres em perímetro urbano, o Batalhão também recebe animais provenientes de entrega voluntária. Neste ano, foram 18 entregas até o mês de novembro. Prevista em lei, essa ação isenta o entregador de um processo criminal, caso este esteja em posse, de forma ilícita, de um animal silvestre, como explica o tenente Natanael Freires.

As solturas são realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ocorrem após os animais passarem por um período de tratamento e adaptação pelo Centro de Triagem do Ibama.

Artigo anteriorMEC diz que 143,7 mil participantes ‘zeraram’ em redação no Enem
Próximo artigo‘Nota Premiada Manaus’ já ultrapassa 10 mil cadastros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui