Reunião discute uso de ‘cartão gratuidade’ por idosos no transporte coletivo

Reunião, Sinetram com entidades e associações sobre cartão do idoso/Foto: Divulgação

O Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Amazonas (Sinetram), reunido com representantes do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), lideranças comunitárias e entidades sociais, propôs uma parceria, onde os idosos possam usar o cartão gratuidade na catraca dos coletivos.
Durante a reunião, o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, explicou para as entidades, as formas de utilização dos cartões por parte dos idosos. Ao final do encontro ficou decidido, que serão realizadas reuniões comunitárias com a participação de representantes do Sinetram, onde será explicado aos idosos os direitos e deveres que eles terão com o uso do cartão.


“Toda estatística de usuários do transporte coletivo é feita com base nos usuários que passam pela catraca. Como os idosos não passam por ela, não temos como estimar quantos utilizam o sistema, para assim melhorar a oferta de ônibus em algumas zonas. A partir da utilização do cartão, isso será possível. Estamos realizando essas reuniões com a comunidade para propor o uso desse cartão que, com certeza, trará mais conforto e segurança para eles”, destacou Furletti.

O presidente acrescentou ainda, que já há uma discussão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de um Projeto de Lei que torna preferencial todos os assentos do transporte coletivo, o que também beneficiaria os idosos, através do uso do cartão. “Hoje o idoso só pode ficar naquela parte da frente do ônibus que são os lugares preferenciais e, as vezes, aqueles assentos não suprem a demanda. Depois que terminarmos essas discussões com os idosos, vamos levar o assunto ao conhecimento do prefeito para que ele autorize. Esse cartão não terá custo para os idosos”, ressaltou.

Entidades aprovam o uso do cartão

A presidente da Federação Comunitária do Estado do Amazonas (Fecoam), Rose Karceerys, destacou que o uso do cartão por parte dos idosos trará mais segurança e conforto para os mesmos. “O nosso interesse  é a  melhoria na prestação desse serviço aos idosos, e esse cartão será de extrema importância. Há sempre alguém informando que os empresários são contra (os idosos), mas nós somos conscientes que não é assim. As empresas querem trazer essas melhorias, para assim dar um melhor atendimento aos usuários. Temos total interesse em que isso possa mudar e é por isso temos essa parceria direta com o Sinetram.”

Artigo anteriorAgricultores recebem títulos de terra e governo anuncia 23 mil para 2016
Próximo artigoTeatro Amazonas recebe o Festival de ‘Personalidades Negras’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui