Ricos e famosos têm feito cada vez mais aplicações de botox

Foto: Divulgação

Apesar do assunto ter se popularizado em consultórios e clínicas de estética, se tornado mais acessível recentemente, o botox, nome popular da toxina botulínica, não é uma novidade na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas já fazem uso terapêutico desta substância há algum tempo para o para o tratamento de dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM) e agora estão atuando também no campo da estética.


A Resolução 176/2016 do Conselho Federal de Odontologia decidiu por autorizar a utilização da toxina botulínica e dos preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista também para fins estéticos, abrindo um novo leque de possibilidades.

A Dra. Patricia Bertges, dentista e referência em procedimentos orofaciais no Brasil, explica os motivos porque os dentistas têm se destacado na aplicação do botox e porque cada vez mais ricos e famosos têm procurado estes profissionais em vez de cirurgiões plásticos e médicos, como tradicionalmente é feito: “No Brasil, há faculdades específicas e não existe legislação que proíba o cirurgião-dentista de realizar procedimentos estéticos na face, até porque o entendimento é de que eles são profissionais capacitados para fazer intervenções diversas nesta região, já que são estudiosos da região orofacial, cabeça e pescoço e da musculatura da região ao pormenor, enquanto um dermatologista, por exemplo, tem uma atuação mais geral, em todo o corpo. A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista de aplicação do botox para fins estéticos abrange toda a face.”

Dra. Patricia Bertges – Foto: Divulgação

Olhar clínico do dentista faz a diferença

A dentista aponta que por ser especializado na região da face, o olhar clínico do profissional da odontologia na hora de fazer a aplicação do botox faz a diferença: “por exemplo, em relação a abaixar o sorriso gengival, deixando o sorriso com melhor aspecto, fazemos o procedimento com botox e sabemos bem como deixar um sorriso mais jovem, mais bonito e quais são as proporções ideais para os resultados esperados, porque faz parte da nossa formação e estudo constante. Outro exemplo é o tratamento do bruxismo, que é sempre feito com um dentista e não um médico, sendo um dos principais tratamentos o relaxamento da musculatura da região, que é feito com o botox.

Patricia Bertges ressalta que o profissional da odontologia também é o mais indicado para análise da face e para realizar o preenchimento e aplicação da toxina botulínica: “faz todo o sentido permitir ao dentista fazer preenchimento facial e botox porque desde a faculdade nossa atenção é toda focada no estudo da face e pescoço e quando nos graduamos seguimos nos especializando nisso. Identificamos com facilidade qual terço da face está assimétrico ou precisando de preenchimento porque este é o nosso dia a dia, ao contrário de um médico que tem o foco direcionado a outras patologias e regiões do corpo.

 

Artigo anteriorProdutores são orientados para o preparo, manejo e uso correto do solo
Próximo artigoPrefeitura retoma manejo de arborização no Centro de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui