Rio Negro ultrapassa cota de inundação severa e atinge 29,02 metros em Manaus

Foto: Reprodução/g1

O Rio Negro ultrapassou, nesta segunda-feira (30), a cota de inundação severa e alcançou 29,02 metros, segundo dados da medição realizada no Porto de Manaus e informações da Defesa Civil.


De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a expectativa é que o rio não atinja a marca histórica de 30,02 metros registrada em 2021. A projeção foi divulgada há um mês, no 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2025.

O monitoramento do Rio Negro é feito com base em cotas de medição, tendo como referência a cheia recorde de 2021. Confira a classificação atual:

  • Cota máxima registrada (2021): 30,02 m
  • Inundação severa: 29,00 m
  • Inundação: 27,50 m
  • Alerta: 27,00 m

Em contraste com o cenário atual, no ano passado (2024), o Rio Negro registrou o menor nível da história: 12,11 metros. A seca severa afetou comunidades ribeirinhas, isolou regiões e impactou milhares de pessoas. Agora, com a cheia, surgem novas preocupações.

No bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus, moradores pedem a construção de pontes de madeira para garantir o acesso às residências, especialmente nas áreas mais atingidas pelos alagamentos.

A aposentada Francisca de Alencar relata que a parte inferior de sua casa já foi completamente invadida pela água contaminada do igarapé.

“Alagou porque choveu, e aí vai enchendo. Ainda está enchendo, não muito, mas está”, contou.

Fonte: g1/Amazonas

Artigo anteriorRedes sociais terão responsabilidades pelos conteúdos ilegais que publicarem, decide o STF
Próximo artigoDavid Almeida reforça a Guarda Municipal com novas bases e concurso público

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui