Rio Negro volta a subir após quase 100 dias e dá sinais de interrupção à seca histórica

Foto: Recorte

Após quase 100 dias de queda contínua, o nível do Rio Negro voltou a subir, encerrando um dos períodos de seca mais severos da história. No domingo, o rio registrou uma elevação de um centímetro, interrompendo a sequência de 99 dias de redução em seu volume. Nesta segunda-feira (14), o Porto de Manaus marcou 12,13 metros, dois centímetros acima da marca registrada na última quarta-feira (9), quando o nível chegou a 12,11 metros, a mais baixa em mais de 120 anos.


A queda no nível do Rio Negro foi interrompida na quinta-feira (10), após quase três meses de declínio diário. Este aumento, ainda que modesto, traz esperança para a população ribeirinha e para a fauna e flora da região, que dependem diretamente do rio para sua sobrevivência.

Como um dos principais afluentes do Rio Amazonas, o Rio Negro desempenha um papel vital na vida de milhares de pessoas no estado do Amazonas, sendo fonte de água, pesca e transporte. Sua recente seca severa refletiu o estado crítico de outros rios da região amazônica, impactados por fatores climáticos adversos.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorMotorista perde controle e cai de ribanceira no Dom Pedro
Próximo artigoMembros de CV são presos na Praça 14 no momento em que levavam rival para execução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui