
Após quase 100 dias de queda contínua, o nível do Rio Negro voltou a subir, encerrando um dos períodos de seca mais severos da história. No domingo, o rio registrou uma elevação de um centímetro, interrompendo a sequência de 99 dias de redução em seu volume. Nesta segunda-feira (14), o Porto de Manaus marcou 12,13 metros, dois centímetros acima da marca registrada na última quarta-feira (9), quando o nível chegou a 12,11 metros, a mais baixa em mais de 120 anos.
A queda no nível do Rio Negro foi interrompida na quinta-feira (10), após quase três meses de declínio diário. Este aumento, ainda que modesto, traz esperança para a população ribeirinha e para a fauna e flora da região, que dependem diretamente do rio para sua sobrevivência.
Como um dos principais afluentes do Rio Amazonas, o Rio Negro desempenha um papel vital na vida de milhares de pessoas no estado do Amazonas, sendo fonte de água, pesca e transporte. Sua recente seca severa refletiu o estado crítico de outros rios da região amazônica, impactados por fatores climáticos adversos.
Fonte: CNN Brasil