Rio Preto da Eva mantém o controle de Covid-19 mesmo com alta no Estado

Foto: Reprodução

Desde o início da pandemia no Amazonas, em março do ano passado, a Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus) adota medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Além disso, o município também adotou o tratamento precoce de covid-19.


“Passamos todas as orientações necessárias para a nossa população, como ficar em casa e o uso de máscara e álcool em gel. Também aplicamos diferentes protocolos para as fases infantil e adulto e também no hospital, que é para quem já está na fase três da doença”, explicou o prefeito Anderson Sousa.

Ainda de acordo com o gestor, opções para tratamento precoce também foram repassadas para os moradores de Rio Preto da Eva. “A ivermectina usamos na fase dois, porém distribuímos de forma gratuita a toda população que queira fazer uso. A forma de distribuição da ivermectina é a cada 30 quilos uma pílula e após 15 dias a segunda dose, que após três meses repete o mesmo protocolo”, enfatizou.

Quanto à economia, o prefeito informou que as atividades comerciais e industriais não foram suspensas. A prefeitura, no entanto, aplicou o toque de recolher entre 19h e 6h.

“Criamos vários mecanismos com custos pré-estabelecidos mediante apoio de transferência de recursos financeiros da União e do Estado e de recursos próprios”, salientou.

Até o momento, dos 3.998 casos de covid-19 registrados em Rio Preto da Eva, 3.879 já foram recuperados. “Neste ano, apenas duas vezes os casos ultrapassaram a casa dos cem em um único dia. Estamos fazendo um bom trabalho pela saúde e prevenção do nosso povo”, ressaltou Sousa. “No maior pico da pandemia tivemos 19 pacientes internados e temos 20 leitos no hospital e dez leito nas unidades básicas”, completou.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Rio Preto da Eva para combater o coronavírus estão instalação de barreira sanitária, contratação de fiscais, alvará provisório a todos os estabelecimentos que aceiraram abrir com as restrições, higienização com hipoclorito e água sanitária na cidade com carros pipa, dos órgãos públicos, hospital, Unidades Básicas de Saúde (Ubs) e escolas, aquisição de medicamentos para distribuição aos pacientes , criação da sala rosa nas Ubs e hospital para estabilizar o paciente, contratação de equipes para sala rosa, contratação de monitores para os paciente em tratamento domiciliar, gratificação as equipes que estão no enfrentamento à covid-19.

Artigo anterior‘Covardia’, diz Marcelo Ramos sobre paralisação das obras da BR-319
Próximo artigoDetran retoma parcelamento de débitos veiculares e aulas de direção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui