
Morador de Ariquemes, município que fica a 200 km de Porto Velho, o peão de boiadeiro Américo Mattos, de 19 anos, é um exemplo de superação para a sua cidade.
Em três anos de carreira, o jovem, que nasceu sem o antebraço esquerdo, já ganhou três motocicletas e mais de R$ 100 mil em premiações durante disputas realizadas em Rondônia.
Segundo informações do G1, ele também chegou a representar o estado na festa do peão de Barretos (SP), maior evento do país.
“Nasci assim e continuo me aperfeiçoando. Graças a Deus, de vez em quando ele me abençoa e fico os oito segundos em cima do boi”, agradece.
Ele afirma que no início um amigo o impediu de treinar, dizendo que ele nunca ia conseguir montar em touros, já que ele só tinha uma mão e dificuldades em realizar as manobras.
“No início é tudo muito difícil, mas fiquei bravo com aquilo e mostrei que eu conseguiria ser peão de rodeio. A parte difícil é parar em cima do touro, depois para descer é galho fraco”, brinca o jovem.
Sobre os prêmios conquistados, ele afirma que os usa como investimento. “A gente tem que investir, comprar bezerro, um pasto e algumas coisinhas para dentro de casa”, diz sobre o dinheiro ganho.
(Notícias ao Minuto)