RO: Pedido de refúgio de venezuelanos aumentou 7.000%

O número de venezuelanos em Roraima é um recorde histórico/Foto: Reprodução/G1
O número de venezuelanos em Roraima é um recorde histórico/Foto: Reprodução/G1
O número de venezuelanos em Roraima é um recorde histórico/Foto: Reprodução/G1

O estado de Roraima, na região norte do país, nunca tinham visto tantos venezuelanos por lá. O motivo é a crise econômica que se encontra o país vizinho. Os pedidos de refúgio no estado aumentaram 7.000% nos últimos dois anos, por exemplo. Outra consequência dos problemas na economia do país comandado por Maduro, é o aumento nas vendas dos supermercados brasileiros, que chegaram a dobrar.


De acordo com a reportagem do portal G1, os venezuelanos estão enchendo carrinhos com arroz, açúcar e outros alimentos, e também andam pelas ruas em busca de emprego e moradia. Muitos têm ensino superior, mas acabam assumindo funções que exigem menos qualificação. E, para economizar, dividem imóveis com conterrâneos na mesma situação.

O número de venezuelanos em Roraima é um recorde histórico e já é considerado o maior fluxo migratório internacional já registrado no estado desde a sua criação, em 1988, segundo João Carlos Jarochinski, professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Nos últimos dois anos, os pedidos de refúgio de venezuelanos cresceram quase 7.000% no estado – cerca de 66 vezes. Apenas nos oito primeiros meses de 2016, mais de 600 venezuelanos tinham pedido para ficar em Roraima, na condição de refugiados. Em 2014, foram só nove e, em 2015, pouco mais de 230.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Artigo anteriorDilma: ´Não quero ser candidata a nada´, diz Kátia Abreu
Próximo artigoInternet gratuita passa a ter registro de entrada e acesso no Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui