RO: Vinte pessoas são detidas na Operação Aluvião, contra garimpo ilegal

Detidos vão à delegacia prestar depoimento, em PV/Foto: Gaia Quiquió
Detidos vão à delegacia prestar depoimento, em PV/Foto: Gaia Quiquió
Detidos vão à delegacia prestar depoimento, em PV/Foto: Gaia Quiquió

Cerca de 20 suspeitos foram apreendidos durante a Operação Aluvião, realizada hoje (09), em Porto Velho, contra a extração ilegal de ouro no Rio Madeira. Os detidos estão sendo levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, onde prestarão depoimento. Na ação, cinco balsas e uma draga foram flagradas extraindo minério, ilegalmente, e foram lacradas. A operação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em conjunto com as Polícias Federal e Ambiental.
A abordagem no rio teve início às 04h00 e foi encerrada por volta de 09h00. A fiscalização foi feita em aproximadamente 60 balsas e dragas no trecho da Área de Proteção Ambiental (APA) entre a Cachoeira de Santo Antônio e o Bairro Belmonte, onde nenhum trabalho de extração de ouro aluvião pode ser exercido. “A retirada do minério polui o rio com o mercúrio e ocasiona também o assoreamento e agrava o aumento do nível do rio”, explica o agente de proteção ambiental da Sedam da Sedam Paulo de Araújo.


A Operação Aluvião é um desdobramento da Operação Brasil Integrado, que ocorreu em dezembro de 2014 e, também, flagrou embarcações realizando garimpo ilegal no Rio Madeira. A ação pode desencadear ainda a autuação de outros crimes ambientais, ou tráficos de pessoas e drogas.

Artigo anteriorMinistro da Fazenda diz que Inflação vai subir nos próximos meses
Próximo artigoRainha Gay da Grande Família será conhecida amanhã, sábado (10)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui