O candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), anunciou que a segurança do Centro comercial da cidade será reforçada com a ampliação e o armamento da Guarda Municipal. Durante a 5ª Reunião Ordinária da Associação Comercial do Amazonas (ACA), ele afirmou que a medida faz parte de seu Plano de Governo e visa reverter o abandono da região. A proposta inclui aumentar o efetivo da Guarda de 385 para 3 mil agentes nos próximos quatro anos, com mil novos servidores já em 2025. Além disso, haverá investimentos em treinamento especializado e equipamentos modernos para os guardas municipais.
Roberto Cidade criticou a atual gestão por não ter implementado a medida, apesar de uma PEC, aprovada em 2021 na Assembleia Legislativa, já autorizar o armamento da Guarda. O presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro, destacou que a presença de uma Guarda armada trará maior sensação de segurança para comerciantes e consumidores do Centro de Manaus.
Outro foco do plano de governo de Roberto Cidade é o aspecto social, com propostas para transformar prédios abandonados em moradias populares e construir albergues para pessoas em situação de rua. Ele também defendeu a pavimentação da BR-319 como uma medida essencial para a integração de Manaus ao restante do país.
O evento da ACA contou com a presença de lideranças políticas e empresários, além de membros da coligação “Manaus Merece Mais”. No mesmo dia, Roberto Cidade realizou uma caminhada no bairro Japiim, onde apresentou propostas como o auxílio municipal permanente e a criação de 12 UPAs em diversas zonas da cidade.