
Manaus enfrenta uma crescente onda de criminalidade, especialmente no que diz respeito a roubos e furtos de telefones celulares, colocando a cidade no topo da lista das capitais brasileiras com o maior número de ocorrências. Em 2023, foram registrados 2.096 casos na capital amazonense, destacando a necessidade de medidas mais efetivas de segurança.
Para enfrentar essa realidade, o candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), propõe uma série de ações para fortalecer a segurança na cidade. Entre as principais propostas está a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, atualmente com 385 agentes, para cerca de 3 mil, com 1 mil novas contratações já no primeiro ano de governo. Além disso, Cidade defende o armamento e o melhor equipamento da corporação, em conformidade com a legislação vigente.
Cidade critica a atual administração municipal por não ter implementado o armamento da Guarda, mesmo tendo autorização para isso desde 2021. O candidato argumenta que a prefeitura precisa assumir uma postura mais proativa na segurança pública, colaborando com as polícias Civil e Militar na proteção dos cidadãos. Ele destaca a importância de rondas da Guarda Municipal em áreas de grande circulação, como escolas, unidades de saúde, terminais e paradas de ônibus, além de dentro dos coletivos.
A insegurança nos arredores de escolas e unidades de saúde, bem como no transporte público, é uma das grandes preocupações dos manauaras. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, entre janeiro de 2021 e julho de 2024, foram registrados 1,7 mil roubos e furtos nas proximidades dessas unidades e 4,6 mil ocorrências em transportes coletivos. Para Cidade, a presença da Guarda Municipal nesses locais é fundamental para prevenir crimes e garantir mais tranquilidade à população.
Com um plano ambicioso de aumentar a presença da Guarda Municipal e atuar de forma integrada com as forças estaduais de segurança, Roberto Cidade busca posicionar Manaus em um patamar mais seguro, garantindo uma cidade onde os cidadãos possam viver com menos medo e mais qualidade de vida.
Além disso, Cidade conta com o apoio de uma ampla coligação, que inclui partidos como Progressistas (PP), Republicanos, Podemos, PMB, PRD e PSB, fortalecendo sua candidatura e consolidando alianças para a disputa eleitoral em Manaus.