Roraima aumenta PIB e está em 13º lugar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da pesquisa de Contas Regionais do Brasil referentes aos anos de 2010 a 2013.


Os cinco menores PIBs brasileiros são de estados da Região Norte, Roraima (em 27o), seguido do Acre (26o), Amapá (25o), Tocantins (24o) e Rondônia (23o), representando em conjunto 1,7% do PIB brasileiro.

De acordo com os dados, Roraima continua sendo o menor PIB do país ficando em 27º lugar, com participação de 0,2 na economia.

Segundo o IBGE, em 2013, o Brasil cresceu 3,0% em volume quando comparado ao ano de 2012. Este crescimento foi impulsionado pela Agropecuária que cresceu 8,4%.

O melhor desempenho de 2013 foi do Estado do Rio Grande do Sul, que cresceu 8,2%, influenciado pela Agricultura, Roraima está com desempenho acima da média pois cresceu 5,9%.

Em relação ao PIB per capita, Roraima cresceu um ponto aumentando o PIB (Produto Interno Bruto) desde o início do estudo em 2011.

Porém, quando dividido pela população de 469 mil habitantes, geram renda per capita de R$ 18.499,00, a 13º maior do Brasil.

O fato de Roraima subir na 13ª colocação do ranking brasileiro de renda per capita – indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (trata-se da soma dos salários de toda a população dividida pelo número de habitantes) e consiste na divisão da Renda Nacional, Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos pagos pela sua população.

Roraima apresenta renda per capita de R$ 18.495 e está atrás apenas do Amazonas, ficando à frente de todos os outros estados do Norte e Nordeste.

(Folha Boa Vista)

Artigo anteriorCarreta de Jorge e Mateus se envolve em acidente no Maranhão
Próximo artigoSaiba como Luana Piovani está protestando contra Eduardo Cunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui