Roraima é o único estado que ainda não emite a Nova Carteira de Identidade Nacional

Foto: Recorte

Roraima é o único estado brasileiro que ainda não iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), cujo prazo para implementação em todo o país era 11 de janeiro. O novo documento, disponível para todos os brasileiros, independentemente da idade, unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).


Essa mudança visa melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e reduzir fraudes no Brasil. O RG “antigo”, que inclui a impressão do polegar, continuará válido até 2032, dando tempo para a população realizar a atualização.

O novo formato da identidade segue padrões internacionais, incluindo o código MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que facilita a entrada em países do Mercosul. No entanto, para viagens a outras nações, o passaporte ainda será necessário.

A emissão do novo RG é de responsabilidade dos estados, e, até o momento, Roraima não começou o processo. O governo estadual não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre o atraso na implementação.

Em contrapartida, todos os outros estados e o Distrito Federal já começaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional.

Estados onde a nova CIN já é emitida:

1. Acre
2. Alagoas
3. Amapá
4. Amazonas
5. Bahia
6. Ceará
7. Distrito Federal
8. Espírito Santo
9. Goiás
10. Maranhão
11. Mato Grosso
12. Mato Grosso do Sul
13. Minas Gerais
14. Pará
15. Paraíba
16. Paraná
17. Pernambuco
18. Piauí
19. Rio de Janeiro
20. Rio Grande do Norte
21. Rio Grande do Sul
22. Rondônia
23. Santa Catarina
24. São Paulo
25. Sergipe
26. Tocantins

Se você ainda não possui a nova CIN, verifique se ela já está disponível no seu estado e, caso esteja, agende a emissão para garantir um documento mais moderno e seguro.

Fonte: G1

Artigo anteriorOuro é apreendido no Amazonas durante a operação Ágata
Próximo artigoGabrielzinho conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui