

Um total de 30 soldados da Força Nacional já estão reforçando a segurança na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, após motim que ocorreu na unidade prisional no último domingo (26). A tropa, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), chegou à cidade na noite de terça-feira (28) e já na manhã desta quarta-feira (29) entrou na unidade prisional. Os policiais da Força Nacional devem permanecer no estado por tempo indeterminado.
O reforço na segurança do presídio, foi anunciado na terça. O pedido pelos soldados foi feito ao Ministério da Justiça após a rebelião no domingo. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e Sejuc, os 30 homens são do Pelotão de Controle de Distúrbios Civis do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.
Ao anunciar o reforço, o titular da Sesp, Amadeu Soares, afirmou que as medidas são para garantir a ordem na Penitenciária e a tranquilidade da população. “Em função de diversos boatos que tentam aterrorizar a sociedade, como anúncios de fuga em massa, o governador fez essa solicitação para que possamos retomar as atividades das Polícias Militar e Civil e também a normalidade da cidade, mantendo a população tranquila”, disse.
Presídio
A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo é a maior unidade prisional do estado. De acordo com dados da Sejuc, cerca de 1.200 detentos cumprem pena no local. Recentemente, fugas em massa, a descoberta de um túnel de 40 metros dentro do presídio, denúncias de regalias e maus-tratos a presos foram registradas na Penitenciária.(G1)