RR: Atletas da Região Norte participam da abertura dos Jogos dos Institutos Federais

Delegação IFam(AM)/Foto: Divulgação

Delegação IFam(AM)/Foto: Divulgação
Delegação IFam(AM)/Foto: Divulgação
Delegação do IFAM(AM)/Foto: Divulgação
Delegação do IFAM(AM)/Foto: Divulgação

Mais de 500 estudantes-atletas estiveram reunidos no campus Boa Vista, em Roraima, na segunda-feira (28), para a abertura dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – Etapa Norte 2014, os JIF’S que acontece de 28 de julho a 1º de agosto numa promoção do governo federal, através da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC.

São seis delegações dos Institutos Federais de Roraima, Amapá, Acre, Pará, Rondônia e Amazonas, totalizando 527 estudantes-atletas. O IFAM é o instituto com a maior delegação formada por 128 atletas que irão disputar oito modalidades: atletismo, voleibol, vôlei de praia, handebol, futsal, xadrez, natação e futebol de campo.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor anfitrião, Ademar de Araújo Filho, que destacou a importância da integração dos Institutos Federais durante os Jogos.

“A etapa Norte realizada em nosso Instituto é resultado de muito esforço e de dedicação entre todos os envolvidos na organização deste evento. Aproveitem o momento para confraternizar entre si e lutem para conquistar as primeiras colocações e garantir a vaga na etapa nacional”, disse ele ao se referir a próxima etapa que será realizada em Natal, no Rio Grande do Norte.

Para o reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, a delegação amazonense veio preparada para ser campeã em todas as categorias.

“Vivemos um momento de expectativa com os JIFS. Nossa delegação chegou bem preparada e pronta para garantir ótimos índices para a etapa nacional. Temos no IFAM a premissa de que o esporte é um dos melhores instrumentos pedagógicos, por isso investimos em ter profissionais que se dediquem a treinar nossos atletas que são reconhecidos por seu talento nas mais diversas modalidades, seja nos esportes individuais ou coletivos”, ressaltou Castelo Branco.

Tocha Olímpica e apresentação cultural

Um dos momentos mais emocionantes da abertura foi a volta com a Tocha Olímpica, realizada pela atleta-estudante do Judô, Bruna Brandão, de 18 anos, do curso Licenciatura em Educação Física do IFRR. E para animar a festa, o grupo folclórico “Arrasta Pé”, de Boa Vista, encenou as lendas amazônicas e encerrou a festa na noite desta segunda-feira.

Integrando os Institutos Federais

O objetivo dos Jogos é desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo-cultural na área do desporto escolar, promovendo a integração entre os Institutos Federais da Região Norte, tendo a atividade esportiva escolar como fator fundamental na formação integral de todos os envolvidos.

Os atletas vencedores em cada modalidade serão classificados automaticamente para disputar a etapa nacional em Natal, no período de 19 a 23 de setembro.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui