RR e AM firmam parceria para o combate do sarampo e rubéola

A ideia é para o combate e prevenção do sarampo e rubéola/Foto: Divulgação

Em uma reunião, realizada na quinta-feira (1) em Rorainópolis entre representantes das áreas de saúde de Roraima e Amazonas, foram definidas as primeiras ações de uma parceria entre os dois Estados e as prefeituras dos municípios de fronteira Rorainópolis e Presidente Figueiredo. A ideia é que sejam realizadas medidas conjuntas para o combate e prevenção do sarampo e rubéola.


O encontro aconteceu por sugestão da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas) com base em dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que apontou um surto da doença na Venezuela. Foram mais de 465 casos confirmados no país vizinho até dezembro do ano passado, segundo informa o Boletín Semanal de Sarampo e Rubéola das Américas.

Nessa primeira etapa foram levantados dados epidemiológicos em cada Estado e discutido o que cada um pode oferecer, tendo ficado determinado a realização de ações educativas para os profissionais de saúde e de transporte de passageiros, assim como para a população em geral.

Também esteve em pauta a possibilidade de ações conjuntas relacionadas a outras doenças que atingem a Venezuela, entre elas a difteria, sífilis, HIV, hepatites e malária.

Segundo a enfermeira da FVS, Ângela Desiré Silva, o principal objetivo é estreitar parcerias com ênfase nos dois municípios que marcam a fronteira entre os dois Estados. “Estamos buscando ações preventivas principalmente pelo sarampo ser altamente contagioso, o que deixa a nossa população em situação de risco”.

A ideia é para o combate e prevenção do sarampo e rubéola/Foto: Divulgação

Para o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Roraima, Fábio Almeida, o principal fator para realizar essa prevenção e combate ao sarampo, assim como as outras doenças é a divisão de informações entre um Estado e outro. “Com base no compartilhamento de dados, nós vamos poder estreitar mais os laços com entre os Estados e municípios para realizar uma campanha de prevenção e combate com um planejamento melhor e fortalecer as ações realizadas por ambas as partes”.

SARAMPO – O vírus está erradicado no Brasil, mas com a imigração pode vir à tona novamente. O último caso de sarampo registrado no Estado foi em 2015, sendo a vacina Tríplice Viral a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Fonte: Folha BV

Artigo anteriorJustiça Federal reconhece massacre de indígenas na abertura da BR-174
Próximo artigoKamélia abre o Maués Folia neste domingo (4)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui