Amazonas Cidades

Samu Manaus realiza capacitação para profissionais em Tabatinga

Foto: Divulgação/SAMU 192 Manaus
Avatar
Escrito por Redação II

Profissionais das áreas de saúde e segurança das instituições localizadas no município de Tabatinga, distante de Manaus 1.104 quilômetros em linha reta, concluíram nesta sexta-feira, 10/5, curso de formação da Primeira Semana da Urgência e Emergência daquele município. As atividades, iniciadas na última segunda-feira, 6/5, foram orientadas pelo Núcleo de Educação Permanente de Urgência e Emergência do Samu 192 Manaus, da Prefeitura de Manaus.

As ações de treinamento dos 300 profissionais durante a realização do curso são voltadas para o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Intra-Hospitalar (IH) nas situações de urgência e emergência e no atendimento de incidentes com múltiplas vítimas.

“Estamos promovendo, simultaneamente, a integração e o alinhamento de condutas entre as instituições atuantes no município, frente a situações de emergência com a finalidade de otimizar recursos e promover a qualidade da assistência prestada à população em Tabatinga”, destaca a enfermeira e palestrante, Leda Sobral, chefe do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do Samu 192 Manaus.

Foto: Divulgação/SAMU 192 Manaus

Palestrantes, instrutores e facilitadores fizeram uso de aulas teóricas e práticas no desenvolvimento do curso de capacitação dos profissionais, com a utilização de simulações por meio de discussão e atendimento de casos clínicos e práticas de habilidades. Entre os temas, foram abordados os Protocolos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Protocolos de Suporte Básico da American Heart Association (AHA); Suporte Avançado de Vida da AHA; de abordagem à via aérea avançada; no atendimento ao trauma e às múltiplas vítimas (IMV).

Instituições envolvidas

A capacitação, com realização prevista para os cinco dias úteis da semana, foi uma iniciativa e organização do Complexo Regulador do Alto Solimões/Samu 192, sob a orientação do médico Marcelo Marroso, da Semsa Tabatinga, do Hospital de Guarnição de Tabatinga e Samu 192 Manaus.

A Primeira Semana de Urgência e Emergência de Tabatinga, conta com o apoio da prefeitura do município, além da participação de representantes da Saúde Indígena (Dsei) Alto Solimões, Corpo de Bombeiros Militar, UPA 24 Horas do município, Escola Guarani (Ifam) e profissionais da Atenção Básica do município de Benjamin Constant.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.