Sandero esportivo se despede – por Lucia Camargo Nunes

Sandero RS Finale 3 - Foto: Renault

A nova norma do Proconve, L7, a partir de 1º de janeiro, faz mais uma vítima. Mas assim como o Fiat Uno, a versão esportiva do Renault Sandero R.S. receberá um nome especial de despedida, a R.S. Finale.


Serão as últimas 100 unidades da versão do hatch com motor 2.0 de 150 cv por R$ 99.290. Para esta edição limitada, a Renault preparou um kit especial composto por pôster blueprint do esportivo, boné, chaveiro, squeeze e carteira. E, claro, uma plaqueta de identificação numerada.

Desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos.

Lançado em 2015, teve mais de 4.600 unidades produzidas.

Mais carros e versões sairão de linha

Fiat Doblo deve sair de linha – Foto: Stellantis

A despedida recente de Uno e Sandero R.S. não é mera coincidência. É que a partir de 1º de janeiro entra em vigor a nova fase de emissões do Proconve, agora chamada de L7, para veículos zero-km.

A nova regulamentação estabelece limites mais rígidos de emissão. Mudanças na calibração do motor, novos catalisadores, filtros, dutos e tanques são os principais alvos.

Na prática, os carros emitirão menos poluentes, consumirão menos combustível, alguns modelos poderão deixar se ser feitos (em geral o custo pela mudança não valeria mantê-los em linha) e os motores perdem um pouco de potência.

Entre os modelos marcados para morrer estão cotados: Fiat Siena e Doblò e Chevrolet Onix e Onix Plus na versão Joy (carroceria antiga com motor 1.0 de 80 cv).

Carros com motor 1.6 de 8 válvulas serão outras vítimas, caso dos Volkswagen Gol, Saveiro e Voyage, que continuarão com motores 1.0 de 3 cilindros e 1.6 16V.

Os Renault Sandero e Logan já não têm mais versões 1.6 8V (o sedã tem 1.0 e 1.6 16V) nem os Hyundai HB20 e Creta.

Vale lembrar que a nova resolução entra em vigor em 2022 e as montadoras ainda terão os estoques disponíveis à venda até os primeiros meses do novo ano.

Novo Equinox virá com Alexa e Spotify

Chevrolet Equinox Premier – Foto: Chevrolet

Aguardado para estrear este ano, o novo Equinox, SUV grande da Chevrolet, ficou para o primeiro trimestre de 2022. Por fora, o SUV que chega ao Brasil, importado do México, traz a recente reestilização com a qual recebeu nova grade cromada, novos faróis em LED e para-choques redesenhados.

A Chevrolet adiantou alguns destaques do novo carro. Entre eles, ênfase na conectividade, com aplicativos Spotify (streaming de áudio) e Alexa (assistente virtual por comando de voz) no multimídia MyLink do veículo. Completa o pacote, o wi-fi nativo (mediante assinatura), pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, funções a distância e novidades em nos pacotes de segurança e conectividade do OnStar.

O motor que vai equipar o SUV grande deve ser o mesmo do atual: 1.5 turbo de 172 cv acoplado ao câmbio automático de seis marchas.

Citroën revela interior do novo C3

Citroën Novo C3 – Foto: Stellantis

A Citroën, que agora faz parte do Grupo Stellantis, já havia anunciado em setembro a chegada do novo C3 para o primeiro semestre de 2022. Será um carro mais altinho, com jeitão de SUV compacto: “o modelo incorpora a experiência de um SUV no interior de um hatch”, informa a Citroën.

Agora, ao revelar novos detalhes de seu interior, a marca ressalta seu espaço interno para 5 ocupantes, que promete ser um de seus diferenciais. No banco traseiro, haverá um dos melhores espaços para as pernas do segmento. Bancos acolhedores, posição mais elevada de condução, práticos espaços para objetos e um dos porta-malas mais generosos do segmento são seus pontos fortes.

Como de praxe de outros carros mais recentes do grupo, o investimento em conectividade contará com central multimídia de 10” com espelhamento do celular sem fio e reconhecimento de voz acionado através do volante e três entradas USB “quick charge”.

O novo C3 é baseado no conceito global C-Cubed e será produzido em Porto Real (RJ), também visando as exportações. A marca prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024.

Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui