Sarampo: Vacinação salva vidas, mas baixa cobertura aumenta casos no mundo

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A OMS estima que, desde 2000, as vacinas contra o sarampo salvem cinco vidas por segundo. Apesar disso, em 2023 foram registrados 10,3 milhões de casos no mundo, um aumento de 20% em relação a 2022, devido à baixa cobertura vacinal.


A vacinação com duas doses é fundamental para prevenção. No entanto, mais de 22 milhões de crianças perderam a primeira dose em 2023. Globalmente, 83% receberam a primeira dose e apenas 74%, a segunda. A cobertura ideal, segundo a OMS, é de 95% para evitar surtos.

A tríplice viral, que previne o sarampo, é oferecida gratuitamente nos postos de saúde no Brasil, com aplicação recomendada aos 12 e 15 meses. Apesar disso, lacunas na imunização causaram surtos em 57 países em 2023, principalmente na África e no Sudeste Asiático.

Embora as mortes por sarampo tenham caído 8% em 2023, 107,5 mil pessoas – a maioria crianças – perderam a vida. O sarampo também pode causar complicações graves, como cegueira, pneumonia e encefalite.

Brasil livre do sarampo

Após perder o certificado de eliminação em 2019, o Brasil recuperou o status de país livre do sarampo em 2024. O último caso automático foi registrado em 2022, no Amapá. Em 2024, ocorreram dois casos importados: um no Rio Grande do Sul, vindo do Paquistão, e outro em Minas Gerais, vindo da Inglaterra.

O Ministério da Saúde reforça que o sarampo é altamente contagioso, afetando especialmente crianças, e destaca a vacinação como a melhor forma de proteção.

Fonte: agenciabrasil

Artigo anteriorSeminf alcança 55% de execução da obra na avenida Mário Ypiranga
Próximo artigoPoliciais militares são filmados empurrando viatura para receber Joe Biden

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui