Saúde de Pauini está abandonada

Foto: Divulgação

Desde o início da nova onda de covid-19, a Saúde de Pauini (a 935 quilômetros de Manaus) está em total abandono. Nos últimos dias, foram registrados mais de 30 casos da doença no município.

“Estamos vivendo um verdadeiro descaso na área da Saúde no nosso município. O estado de abandono só aumentou com o surgimento da nova onda de covid-19”, disse o vereador Nonato Germano (MDB).

Ainda de acordo com o parlamentar, não houve uma testagem em massa e a Secretaria Municipal de Saúde instalou o centro do Covid-19 na UBS José Roberto em uma área com uma cobertura improvisada. Ou seja, a estrutura não obedece à nota técnica n° 18 e a portaria n° 1.445, de 29 de maio de 2020, que institui o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 na UBSs.

Foto: Divulgação

O objetivo desses estabelecimentos é o atendimento dos casos de SG (serviço gripal) leve, causada ou não pelo coronavírus. A proposta é que o serviço acompanhe o fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde, atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar.

“Já procurei o Secretário de Saúde por diversas vezes, na intenção de ajudar quanto ao local adequado para instalar o Centro de Referência para atender os casos suspeitos com um atendimento exclusivo, mas infelizmente só promessas que estão vendo um local para alugarem. Tentei alertar quanto ao perigo que ele está colocando os servidores profissionais, pacientes que procuram outros serviços de atendimentos na referida UBSs ou se não desativa a Unidade e deixa exclusivo para os atendimentos da Covid-19”, disse o vereador.

Outro problema relatado pelo parlamentar é que os profissionais não usam EPIs. “Não disponibilizam nem mesmo máscara para os pacientes. A mesma equipe que atende dentro da UBS, como médico e técnico de enfermagem, são os mesmos que atendem na área da covid e isso é um absurdo. Chamo atenção mais uma vez do Executivo, na pessoa do prefeito Renato Afonso, e de seu Secretário de Saúde, que tome providências de imediato sobre o relato que não é fake, é fato verídico”, reforçou Nonato Germano.

“Que façam buscas na casa daqueles que estão testando positivo, nas famílias, nos barcos, nos aviões, que exista uma testagem em massa na cidade. Se não houver barreiras, a coisa vai fugir dos limites”, solicitou o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui