
Além de ter que esperar e não conseguir atendimento médico de qualidade, a população do Amazonas sofre por outros sérios problemas nas unidades de Saúde do Estado.
Por exemplo, a sujeira nos banheiros das unidade hospitalares e postos atingiu pontos alarmantes. É comum ver vazos sanitários, pias e portas caindo aos pedaços. A reclamação é de pacientes e acompanhantes que se vêem em perigo nos SPAs da cidade.
Denúncia por todo o Estado
Um exemplo, é o que acontece no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado, Zona Leste de Manaus, que, parece, foi abandonado pelo governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil). As denúncias de abandono e falta de investimento na Saúde são muitas e estão por todo o Estado.
No SPA do Coroado, os banheiros estão totalmente imundos, sem as mínimas condições para uso, alguns ficam trancados e o único disponível está sem fechadura, sendo necessária a colocação de um espeto para impedir que a porta seja aberta e não há papel higiênico.
As Pessoas Com Deficiência (PCDs) também são prejudicadas. O banheiro destinado para esses usuários está com defeito.
De acordo com quem precisa da unidade de saúde no Coroado, o banheiro que deveria atender Pessoas com Deficiência (PCDs) não está funcionando. Até mesmo o fraldário está trancado.
A situação se repete no SPA do Alvorada, Zona Centro-Oeste. Muitas cadeiras da recepção da unidade de saúde estão quebradas, o que faz os pacientes esperarem em pé por atendimento.
Os banheiros do local também estão sujos e sem trancas. Papel higiênico, um material básico para higiene, é objeto em falta na unidade de saúde.
Na Cidade Nova, o SPA também está em péssimas condições. Os banheiros estão sujos e, algumas vezes, o piso da unidade fica um verdadeiro lamaçal.
A saúde do Amazonas pede socorro em todas as áreas.