Saúde na Amazônia é tema de discussão na “X Jornada de Enfermagem”

O evento marca a comemoração do Dia do Enfermeiro (12 de Maio).

A Faculdade Estácio promove, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), a “X Jornada de Enfermagem”. O evento, que marca a comemoração pelo Dia do Enfermeiro (12 de Maio), coloca em discussão a situação da saúde na Amazônia, em relação à infecção pelo vírus HIV, a doação de órgãos e a triagem neonatal. A abertura da Jornada será às 18h30, no auditório da sede do PMDB, na rua 7, nº 10, bairro Parque 10. Na quinta-feira (11), a programação segue na unidade da Estácio na avenida Constantino Nery.

Na primeira noite, os estudantes vão participar de uma mesa redonda com o médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Noaldo Oliveira Lucena. Ele irá falar sobre infecção pelo vírus HIV, no contexto amazônico.

Outro tema que será abordado é a importância da doação de órgãos. A enfermeira da Coordenação de Transplantes do Amazonas, Helen Cristine Figueiredo, explica que vai falar sobre o perfil dos doadores no estado, as filas de espera por doação, além tirar dúvidas sobre o tema. “A ideia é reforçar para os estudantes a importância de conversar sobre esse assunto e desmistificar os medos que todos têm em relação à doação”, destacou.

Ainda no primeiro dia da Jornada, a coordenadora de Triagem Neonatal do Estado, Cleomirtes Sales, vai ministrar a palestra “O que os enfermeiros precisam saber sobre triagem neonatal”.

O evento marca a comemoração do Dia do Enfermeiro (12 de Maio).

A coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, Ellen Gadelha, ressalta que essas atividades colaboram para que os estudantes cheguem ao mercado de trabalho mais qualificados e preparados para enfrentar os desafios.

Na quinta-feira (11), a programação inclui os seguintes mini cursos: “Violência obstétrica – Implicações para a Enfermagem”, “Técnicas de Diagnóstico por Imagem”, “Atualização de punção venosa periférica com uso de jelco”, “Manuseio e programação de bomba de infusão”, “Reprocessamento de materiais esterilizados em CME”, “Cálculo e diluição de medicamentos”, “Triagem Neonatal biológica – Coleta do Teste do Pezinho”, “Rotinas em sala de emergência”, “Análise e interpretação de gasometria arterial”, “Atualização do esquema de vacinação 2017” e “Assistência de Enfermagem em emergências respiratórias”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui