SDS faz parceria internacional para fortalecer gestão ambiental e fundiária

Equipamentos para fortalecer a gestão ambiental do Amazonas.
Equipamentos para fortalecer a gestão ambiental do Amazonas.

As ações da agenda ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), serão fortalecidas com a entrega de 194 novos equipamentos, entre eles, veículos, câmeras fotográficas digitais, scanners, impressoras multifuncionais, nobreaks, notebooks e GPS. Os equipamentos foram entregues na última quinta-feira, 07, através do Projeto de Preservação e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical do Estado do Amazonas (Profloram).


A secretária da SDS, Kamila Amaral, disse que o projeto tem importância significativa para o fortalecimento da gestão ambiental do Amazonas. “Estamos investindo para que as instituições tenham equipamentos de boa qualidade para atender suas necessidades no trabalho, os técnicos do IDAM, ITEAM e IPAAM precisam estar devidamente munidos para realizar suas atividades, hoje estamos objetivamente contribuindo para que isso aconteça e melhorando as condições técnicas para extensão rural, regularização fundiária e ambiental”.

O Profloram é resultado de uma cooperação financeira entre o Governo da Alemanha e o Governo do Amazonas. Para a execução, a SDS conta com a Assessoria Internacional do consórcio GOPA-PIATAM, que atua em âmbito técnico e de gestão financeira.

O projeto tem como objetivo apoiar a gestão ambiental, o ordenamento territorial e a regularização fundiária, desenvolvendo ações em 12 municípios das regiões Sudeste e Leste do Amazonas, na área do arco do desmatamento, que sofre elevado grau de antropização, especificamente nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã e Parintins.

“Os equipamentos fazem parte de um plano operativo, que busca dotar as instituições responsáveis pela gestão ambiental, ordenamento territorial e regularização fundiária do Estado do Amazonas, de infraestrutura e tecnologias de ponta, no sentido de dar maior agilidade no atendimento ao público e celeridade nos processos de gestão”, disse o chefe do consórcio GOPA-PIATAM, Mauro Ruffino.

Além da SDS, foram beneficiados o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Instituto de Terras do Amazonas (ITEAM) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).

(Fonte: Meio Ambiente SDS)

Artigo anteriorPoderes “batem cabeça”, quanto a privatização das feiras
Próximo artigoE as Ciclovias vão descer do palanque?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui