Seap forma primeira turma do curso de panificação

Foto: Roberto Carlos/Secom

Os reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), receberam nesta sexta-feira (02/08) o certificado de conclusão do curso de panificação. A primeira turma do projeto “Pão que Liberta”, criado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), contou com a participação de 28 internos.


O curso teve aulas práticas e teóricas, com duração de 100 horas, de segunda a sexta-feira, com 4 horas de aula por dia. O instrutor Fábio Coloia disse que os internos receberam instruções sobre os insumos usados no preparo dos pães, além de ensinamentos sobre custos, higiene, segurança do trabalho e outros.

Foto: Roberto Carlos/Secom

“O projeto habilita tanto para produzir quanto para empreender. Eles estão capacitados para entrar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio”, afirmou o instrutor.

Durante a entrega dos certificados, o secretário-executivo adjunto da Seap, tenente-coronel André Luiz Barros Gioia, elogiou o empenho e a dedicação dos reeducandos durante as aulas práticas.

“A Seap está oferecendo vários cursos de capacitação para ajudá-los no retorno à sociedade. Enquanto estiverem dentro do presídio, vão fazer parte da equipe para que possamos reduzir custos do sistema prisional”, comentou ele.

Cerca de 5 mil pães são produzidos diariamente dentro do Compaj, o suficiente para atender toda a unidade. Os equipamentos da padaria foram adquiridos com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e estavam parados desde 2013. “Colocamos o projeto em prática, e muitos reeducandos terão a oportunidade de se qualificar e aprender uma profissão”, disse Gioia.

Foto: Roberto Carlos/Secom

O projeto “Pão que liberta” contou com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados do curso o desembargador Sabino Marques e representantes do Depen, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Vara de Execuções Penais (VEP) e Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).

Inauguração – A panificadora do Compaj foi inaugurada no dia 10 de junho, pelo governador Wilson Lima e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Segunda turma – O diretor do Compaj, Robert Barreto, anunciou que as aulas para a segunda turma do curso de panificação começam na próxima segunda-feira (05/08).

Artigo anteriorReforma Administrativa e PLOA são principais pautas do semestre, diz Josué Neto
Próximo artigoAssembleia Viva doa uma tonelada de alimentos não perecíveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui