Sebrae oferece dicas para MEIs planejarem férias sem prejuízos

Foto: Reprodução

Durante as férias escolares de julho, muitos brasileiros aproveitam para tirar alguns dias de folga com a família. No entanto, os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam se planejar cuidadosamente para descansar sem prejudicar seus negócios, de acordo com Enio Pinto, gerente de relacionamento do Sebrae.


Planejamento para Férias do MEI:

1. Escolha um Período de Baixa: Identifique períodos de menor movimento para programar as férias, como épocas de chuvas ou durante as férias escolares, quando a demanda pode ser menor.

2. Divida as Férias: Em vez de tirar um mês inteiro de folga, considere distribuir as férias em períodos curtos ao longo do ano, como quatro semanas espaçadas.

3. Informe seus Clientes: Avise seus clientes com antecedência sobre o período de férias. Utilize mensagens pelo WhatsApp, folhetos ou cartazes no estabelecimento e atualize suas redes sociais.

4. Provisione Financeiramente: Faça uma reserva financeira para cobrir os gastos durante as férias e a ausência de faturamento.

5. Antecipe Atendimentos: Pergunte aos clientes se desejam antecipar seus atendimentos antes do período de férias.

6. Realize Reformas: Aproveite o período de ausência para realizar consertos ou reformas no negócio.

7. Busque Inspiração: Viaje para locais inspiradores que possam trazer novas ideias e inovações para o seu negócio.

8. Delegue Tarefas: Se possível, contrate um funcionário e delegue atividades com antecedência para garantir que o negócio continue funcionando sem problemas.

Desafios para o MEI

Segundo Dora Ramos, contadora e CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, o MEI não tem direito a férias remuneradas como os trabalhadores contratados pela CLT. A negociação de férias é uma questão acordada entre o MEI e o contratante, mas não é prevista em lei.

Fonte: R7

Artigo anteriorCandidatos que desistiram do ‘Enem dos Concursos’ podem pedir reembolso até hoje
Próximo artigoRoberto Cidade apresenta propostas aos moradores da zona Oeste de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui