SEC recebe alunos do Instituto Boa Vista de Música para workshop

Orquestra de Violões do Amazonas/Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (31), o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro recebe uma programação especial voltada para alunos da instituição de ensino e integrantes da Orquestra de Violões do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), de Boa Vista (RR). O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, é coordenado pelo Núcleo de Música Popular do Liceu, tendo à frente o maestro e professor Davi Nunes.


A programação, que vai até o dia 1° de agosto, abrange palestras sobre temas como Produção, Arranjo para Violão, aspectos gerais da Prática de Conjunto, entre outros, além de workshops, aulas de performances e convivências com a Camerata de Violões do Liceu e a Orquestra de Repertório Popular. Todas as aulas serão ministradas por integrantes da Orquestra de Violões do Amazonas.

O intercâmbio com os alunos de Boa Vista termina na noite do dia 1°, às 20h, com a apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas no Teatro Amazonas, junto aos alunos roraimenses.

Davi Nunes, que também é o regente da Orquestra de Violões do Amazonas, pontua que o intercâmbio teve origem ainda em 2016, no projeto Música na Estrada, realizado pela Kommitment Produções Artísticas. “Nós participamos do projeto em Boa Vista, e lá fizemos masterclasses e um concerto especial da orquestra. O Instituto quis estabelecer esse intercâmbio com a gente, e vai ser uma ocasião especial tanto para a orquestra, que estará ministrando as aulas, como para os integrantes da Orquestra de Violões do IBVM”, completa.

Orquestra de Violões do Amazonas/Foto: Divulgação

Nunes também reforça que esta será uma oportunidade de troca de experiências entre os músicos da Ovam e os 34 componentes da Orquestra de Violões do IBVM. “A Ovam tem um trabalho reconhecido no Brasil e no exterior e um momento como este valoriza ainda mais o instrumento, o violão, e seus profissionais que atuam na região Norte do País”, destaca.

Para Sérgio Barros, diretor do IBVM há quatro anos, essa aproximação entre os alunos de Boa Vista e os alunos do Amazonas é valiosa, um investimento que atinge várias frentes: “O Instituto atende a 150 alunos da periferia de Boa Vista, só no Curso de Violão. E com esse intercâmbio, um universo diferente será apresentado, aliado ao fato de os alunos poderem adentrar e se apresentar no ‘templo sagrado da cultura’, o Teatro Amazonas. Vão adquirir crescimento intelectual, não só por meio das técnicas que serão repassadas, mas pela nova visão de mundo, pois muitos nunca saíram de seus próprios bairros”, acrescenta Barros, que espera uma transformação na vida dos futuros músicos.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

 

Artigo anteriorOperação promete segurança durante 17ª Festa da Laranja de Rio Preto da Eva’
Próximo artigoIngressos para amistoso de vôlei, entre Brasil e Estados Unidos, estão esgotados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui