
A seca severa no Rio Madeira, em 2024, revelou destroços de um navio possivelmente do século XIX, encalhado na Pedral do Marmelo, em Manicoré (AM). O nível do rio atingiu 10,53 metros, agravando uma crise que afeta mais de 800 mil pessoas.
Historiadores como Caio Giulliano Paião afirmam que a embarcação, provavelmente de origem norte-americana, precisa ser específica para identificação precisa. A superintendente do Iphan, Beatriz Calheiros, ressaltou que não há informações técnicas sobre o navio, ainda sem reconhecimento oficial como patrimônio.
Moradores locais e pescadores, que antes confundiam partes visíveis com pedras, viram o navio completo pela primeira vez. Além disso, a seca também revelou cerâmicas milenares e ruínas históricas em outras áreas do Amazonas.
Fonte: g1/Amazonas