
Para evitar problemas no Concurso Nacional Unificado (CNU), o Enem dos Concursos, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) vai enviar uma equipe a Manaus nos próximos dias. O objetivo é alinhar medidas para impedir que impactos da seca no Estado interfiram na realização do CNU nas cidades que receberão as provas.
A ministra Esther Dweck solicitou que a equipe do Governo Federal seja recebida pelo governador Wilson Lima. A equipe vai avaliar o funcionamento da logística para a aplicação das provas do CNU na região. Devido à forte seca, muitas cidades estão sem água potável nas escolas.
Segundo o MGI, nove municípios do Amazonas serão locais de prova no dia 18 de agosto. São eles: Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. Nessas localidades, há um total de 59.276 inscritos, o que exige uma atenção especial da Administração Pública para conter as possíveis dificuldades que serão enfrentadas pelos candidatos.
Após a necessidade de adiar as provas do CNU em função das chuvas no Rio Grande do Sul, o MGI publicou um decreto que assegura a reaplicação de provas em caso de eventos excepcionais. Esse decreto permite que as provas sejam adiadas somente para determinada localidade, fazendo com que os candidatos concorram às vagas suplementares. Portanto, o candidato inserido na hipótese de aplicação extraordinária não estará mais concorrendo ao quantitativo de vagas previsto originalmente no edital do Concurso Unificado e ficaria num banco reserva.