Secretaria da Saúde atende mais de 1.500 pessoas durante o Carnaval

Foto: Michell Mello / Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Policlínica Gilberto Mestrinho, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), atendeu mais de 1.500 pessoas durante mutirão de saúde no período carnavalesco. Outras ações nesse sentido já estão programadas para ocorrer ao longo do ano.

O mutirão, que ocorreu de 21 a 25 de fevereiro, teve como objetivo diminuir a fila reprimida de usuários cadastrados no Sistema de Regulação (Sisreg). Entre os procedimentos realizados estavam ultrassom (542), risco cirúrgico (156), ginecologia (85), fonoaudiologia (27), além de testagens rápidas (772) e aconselhamentos para sífilis, HIV e hepatites A e B, entre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Ao todo, 35 profissionais fizeram parte da equipe de atendimento, em cada um dos cinco dias do mutirão. Além dos colaboradores diretos da Policlínica, cinco assistentes sociais voluntárias também participaram da ação, para atender e orientar os pacientes.

Foto: Michell Mello / Secom

A equipe da unidade fez contato prévio com os pacientes, para confirmar exames e consultas agendados no Sisreg, respeitando a ordem da fila e lista fornecida pelo Complexo Regulador do Estado. No caso das testagens rápidas e aconselhamentos, a demanda foi livre durante todo o mutirão.

Redução da fila – O Amazonas reduziu em 65,8% a fila de espera por consultas e exames do Sisreg, no último ano. De acordo com dados do Complexo Regulador do Amazonas, em janeiro de 2019 estavam na fila da regulação 255.543 pessoas. Em janeiro de 2020, o número caiu para 87.238 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui