
Jogos de lego, mesas, cadeiras e apenas uma coisa a fazer: brincar de montar peças, usando da criatividade e da imaginação.
Foi assim, de forma leve e descontraída, que teve início a reunião de Planejamento Estratégico 2017 da Secretaria de Estado de Cultura, na manhã desta segunda-feira (30), sala de reuniões do Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi – Centro.
Com a presença do secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a reunião foi facilitada por Durval Braga Neto, diretor da escola de Criatividade e Inovação Parque de Ideias, que utiliza uma ferramenta inovadora, o “Serious Lego Play”, para desenvolver habilidades e facilitar processos de autoconhecimento, inovação, planejamento, concepção de produtos e desenvolvimento de liderança, por meio dos blocos de Lego.

Brincadeira séria!
A equipe de gestores da Secretaria de Cultura se subdividiu em grupos para elaborar cenários, sobre uma plataforma de Lego, com interação de todos de cada equipe, e dando à criação um tema.
Dessa forma, quatro cenários foram construídos e apresentados – 1. Harmonia entre diferentes espécies; 2. Coragem e emoção; 3. Liderança criativa e 4. Ponte para o futuro – e todos os trabalhos tiveram, em comum, a mesma sinergia com que foi construída a história da Secretaria de Estado de Cultura, há 20 anos.
Um momento de muita emoção e recordações para os presentes, que conseguiram, por meio de uma simples brincadeira, traduzir os principais conceitos desenvolvidos ao longo dos anos pela equipe de trabalho da SEC, desde o cenário adverso encontrado, mas cheio de potencialidades que foram postas em prática com muita coragem, amor pelo que se faz, harmonia entre as partes envolvidas, respeito à criatividade de cada um, liderança política e visão de futuro.
Para o secretário de Cultura, Robério Braga, cada momento apresentado naqueles cenários mostra o quanto foi importante o envolvimento da equipe, que se mostra coesa na missão, independente das peculiaridades de cada um. “Somos uma secretaria diferenciada, pois sabemos trabalhar fazendo mais e melhor, mesmo diante das dificuldades”.
De acordo com a Diretora do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), Nazarene Maia, o modelo de reunião marca esse momento histórico para a SEC. ”Essa reunião foi um diferencial, onde membros da equipe tiveram a liberdade de contar a sua própria vivência ao longo da história da Secretaria. Foi um momento de interação no qual pudemos mostrar o quanto cada um foi importante na construção de todo o processo. Adorei esse novo formato de reunião, bastante inspirador”, finalizou.

Diretrizes para 2017
Após trabalhados os principais conceitos que norteiam o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Robério Braga falou à equipe sobre a nova conquista: o ano 21. E com muito entusiasmo, agradeceu aos presentes pela história construída em vinte anos, sem cansaço, mas com muito amor ao que se faz.
E ao mostrar que a Secretaria de Cultura pauta suas atividades sobre missão de “realizar sonhos e semear o futuro”, Robério Braga incitou a equipe à conquista da nova fase que se inicia, a partir de ações com base nas seguintes diretrizes: Cultura e as Pessoas / Cultura e as Cidades / Cultura e as Artes / Cultura e o Mundo / Cultura e Nós.
Para Robério, ainda há muito o que ser feito envolvendo todos os setores da cultura, em todos os municípios do Amazonas, facilitando o acesso, envolvendo os artistas de diversos segmentos, ampliando os espaços para exposições, fazendo mais festivais e mostrando ao mundo nossas potencialidades artísticas, enfim, transpondo fronteiras. E desejou, ao final, que cada um que faz a cultura, possa inseri-la e apreciá-la ainda mais, no seu dia a dia. O produto cultural irá ajudar minimizar os problemas do cotidiano, dando mais oportunidades e acesso a todos.
Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).