Secretaria de Cultura lança diretrizes para 2017

Foto: Divulgação

Jogos de lego, mesas, cadeiras e apenas uma coisa a fazer: brincar de montar peças, usando da criatividade e da imaginação.
Foi assim, de forma leve e descontraída, que teve início a reunião de Planejamento Estratégico 2017 da Secretaria de Estado de Cultura, na manhã desta segunda-feira (30), sala de reuniões do Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi – Centro.


Com a presença do secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a reunião foi facilitada por Durval Braga Neto, diretor da escola de Criatividade e Inovação Parque de Ideias, que utiliza uma ferramenta inovadora, o “Serious Lego Play”, para desenvolver habilidades e facilitar processos de autoconhecimento, inovação, planejamento, concepção de produtos e desenvolvimento de liderança, por meio dos blocos de Lego.

Foto: Divulgação

Brincadeira séria!

A equipe de gestores da Secretaria de Cultura se subdividiu em grupos para elaborar cenários, sobre uma plataforma de Lego, com interação de todos de cada equipe, e dando à criação um tema.

Dessa forma, quatro cenários foram construídos e apresentados – 1. Harmonia entre diferentes espécies; 2. Coragem e emoção; 3. Liderança criativa e 4. Ponte para o futuro – e todos os trabalhos tiveram, em comum, a mesma sinergia com que foi construída a história da Secretaria de Estado de Cultura, há 20 anos.

Um momento de muita emoção e recordações para os presentes, que conseguiram, por meio de uma simples brincadeira, traduzir os principais conceitos desenvolvidos ao longo dos anos pela equipe de trabalho da SEC, desde o cenário adverso encontrado, mas cheio de potencialidades que foram postas em prática com muita coragem, amor pelo que se faz, harmonia entre as partes envolvidas, respeito à criatividade de cada um, liderança política e visão de futuro.

Para o secretário de Cultura, Robério Braga, cada momento apresentado naqueles cenários mostra o quanto foi importante o envolvimento da equipe, que se mostra coesa na missão, independente das peculiaridades de cada um. “Somos uma secretaria diferenciada, pois sabemos trabalhar fazendo mais e melhor, mesmo diante das dificuldades”.

De acordo com a Diretora do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), Nazarene Maia, o modelo de reunião marca esse momento histórico para a SEC. ”Essa reunião foi um diferencial, onde membros da equipe tiveram a liberdade de contar a sua própria vivência ao longo da história da Secretaria. Foi um momento de interação no qual pudemos mostrar o quanto cada um foi importante na construção de todo o processo. Adorei esse novo formato de reunião, bastante inspirador”, finalizou.

Foto: Divulgação

Diretrizes para 2017

Após trabalhados os principais conceitos que norteiam o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Robério Braga falou à equipe sobre a nova conquista: o ano 21. E com muito entusiasmo, agradeceu aos presentes pela história construída em vinte anos, sem cansaço, mas com muito amor ao que se faz.

E ao mostrar que a Secretaria de Cultura pauta suas atividades sobre missão de “realizar sonhos e semear o futuro”, Robério Braga incitou a equipe à conquista da nova fase que se inicia, a partir de ações com base nas seguintes diretrizes: Cultura e as Pessoas / Cultura e as Cidades / Cultura e as Artes / Cultura e o Mundo / Cultura e Nós.

Para Robério, ainda há muito o que ser feito envolvendo todos os setores da cultura, em todos os municípios do Amazonas, facilitando o acesso, envolvendo os artistas de diversos segmentos, ampliando os espaços para exposições, fazendo mais festivais e mostrando ao mundo nossas potencialidades artísticas, enfim, transpondo fronteiras. E desejou, ao final, que cada um que faz a cultura, possa inseri-la e apreciá-la ainda mais, no seu dia a dia. O produto cultural irá ajudar minimizar os problemas do cotidiano, dando mais oportunidades e acesso a todos.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Artigo anteriorAgente penitenciário é preso ao tentar entrar com celulares em presídio onde está Eike
Próximo artigoDelações da Odebrecht homologadas por Cármen Lúcia já nas mãos de Janot

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui