
Nesta semana, estudantes de três escolas de Rio Preto da Eva, participaram do teste de aceitabilidade da pitaya na merenda escolar.
Seguindo critérios como número de alunos, faixa-etária e poder econômico da zona em que estão inseridas, as unidades que passaram pelo teste foram: CEMEI Marcelino Vieira, Escola Municipal Menino Jesus e Escola Municipal Divino Espírito Santo, no KM 105, da rodovia AM-010.
Em cada uma das escolas, 120 estudantes que comeram a fruta na merenda, responderam a um questionário e deram a sua avaliação sobre o alimento.
O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos metodológicos, cientificamente reconhecidos, destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos escolares.
Está incluída na Resolução CD/FNDE n° 26/2013, no artigo 17, que diz: o teste de aceitabilidade aos alunos será aplicado sempre que for introduzir no cardápio, um alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.

Diariamente, as creches e escolas de Rio Preto da Eva, servem refeições nutricionalmente completas, estabelecidas em cardápio e avaliadas pelo time de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD). São alimentos regionais, que vem da agricultura familiar.
A estimativa é que a pitaya seja incluída oficialmente na merenda escolar a partir do ano letivo de 2023.

Pitaya
A Pitaya é uma fruta originária do México, muito consumida e de popularidade crescente no Brasil. É rica em vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo. Apesar de seu sabor doce, não é rico em açúcares. Entre seus benefícios estão: melhora da imunidade, ajuda na saúde cardiovascular, reduz o colesterol ruim (LDL), auxilia na digestão, previne o câncer, entre outros.
Produção de pitaya em Rio Preto da Eva
Na última semana, o Governo do Amazonas lançou o Programa de Difusão da Cultura da Pitaya em Rio Preto da Eva, com o objetivo de transformar o município no maior polo produtor da fruta no estado. 100 produtores rurais receberam mudas de pitaya para serem plantadas em suas propriedades. Eles também receberam treinamentos sobre o processo de produção, manejo e tecnologias para a difusão da pitaya em potencial.