
Além do prefeito de Borba (a 149 quilômetros de Manaus), Simão Peixoto, ser adepto da violência, o secretário de Segurança Pública do Município, Cláudio de Souza Reis, também tem um histórico agressivo. No último dia 3, o gestor foi preso por ameaçar uma vereadora.
Conforme denúncia enviada ao Correio da Amazônia, o secretário estaria utilizando sua posição de autoridade para realizar prisões ilegais, praticar torturas e manter pessoas presas dentro da própria Secretaria de Segurança Pública, sem o conhecimento das autoridades policiais locais. Ou seja, Cláudio Reis está abusando de seu poder e causando danos graves às pessoas que estão sob sua custódia.
Alguns moradores pretendem acionar o Ministério Público do Amazonas (MPAM). Eles querem que o órgão investigue e tome as providências necessárias quanto à situação.
“É importante que a justiça seja feita e que a verdade seja descoberta. A população precisa ter confiança nas autoridades encarregadas de manter a ordem e proteger seus direitos. Espero que o olhar possa esclarecer a verdade por trás dessa angústia e garantir que a população de Borba possa se sentir segura novamente”, disse um morador.