Sedecti realiza revisão do Plano Plurianual 2024-2027 para fortalecer gestão e transparência

Foto: Bruno Leão/ Sedecti

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), iniciou, nesta quinta-feira (18/07), a primeira revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O encontro, conduzido de forma virtual pela Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), tratou de um treinamento voltado à inserção de programas e ações no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Amazonas (Splam).


De acordo com a secretária-executiva de Planejamento, Sônia Janete Gomes, a reunião teve como objetivo principal assegurar o envio de dados relacionados a programas estruturantes e de gestão, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com a transparência e eficiência na administração pública.

“A finalidade da reunião foi relembrar conceitos de planejamento para as equipes setoriais dos demais órgãos e entidades, e treinar no sistema Splam, que é um sistema de planejamento e orçamento onde são elaborados o PPA e a sua revisão. Nós atingimos mais de 140 pessoas que participaram da reunião, nos quais tiramos dúvidas e mostramos, além dos conceitos, o detalhamento do sistema, de como inserir as informações”, destacou.

A revisão no Splam abrirá a etapa qualitativa da revisão do PPA na próxima segunda-feira (22/07), com a captação de programas e ações durante dez dias úteis, além da consolidação setorial pelos órgãos formuladores de programas e ações. As análises iniciais serão feitas pela equipe do Departamento de Planejamento (Deplan), e os ajustes serão feitos pelos órgãos formuladores, tendo sua análise final feita novamente pelo Deplan.

O PPA

O PPA é um instrumento previsto no artigo 165 da Constituição Federal e artigo 157 da Constituição Estadual destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do governo do Amazonas. Nele são declaradas as políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos para viabilizar as metas previstas. Seu ciclo é composto pelas etapas de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão.

Artigo anteriorAcidente que matou jovem no Distrito tem duas versões
Próximo artigoPolícia prendem assaltantes que fizeram uma sequência de crimes pela cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui