
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) divulga o resultado final da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (Olpam 2017). A OLPAM teve como tema “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”, e participaram alunos da rede estadual de ensino da capital e do interior.
O concurso contou com cinco gêneros: Desenho, Poema, Conto, Crônica e Documentário. O diferencial foi acrescentar os gêneros desenho, além de crônica e documentário que foram apresentados como produto audiovisual, incentivando a utilização das mídias e o desenho valorizando as artes plásticas. Os alunos vencedores serão convidados em data ainda a ser definida, para comparecerem à sede da SEDUC e receberem as devidas premiações.
A Olpam 2017 é um programa da Seduc sendo coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e com o objetivo de melhorar a leitura, oralidade e escrita nas escolas da rede, além despertar nos estudantes a valorização da cultura por meio de registros locais, por meio de discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense, resgatando histórias, fazendo pesquisas. Os alunos entrevistaram pessoas da sua própria comunidade, o que permitiu de alguma forma que ocorresse o desenvolvimento sociocultural.

O concurso foi dividido em três etapas: Escolar, Distrital/Regional e Estadual. Na primeira etapa, a escola selecionou cinco textos (um de cada gênero) para concorrer com na etapa seguinte. Na etapa Distrital/Regional, os textos enviados pelas escolas foram analisados e novamente o melhor texto de cada gênero foi selecionado e classificado para a etapa Estadual. Nesta etapa, a comissão julgadora, organizada e coordenada pelo Deppe, da Seduc, selecionou os três melhores textos de cada gênero, e após uma análise criteriosa, que teve como itens a serem avaliados a fidelidade à temática proposta, adequação ao gênero, marcas de autoria e criatividade, foram escolhidos os vencedores.
Na primeira edição da Olpam, os alunos do interior se destacaram e venceram em quatro dos cinco gêneros: Desenho, Poema, Conto e Documentário. “O concurso não é um caça-talentos. O objetivo é envolver a comunidade escolar e melhorar a escrita, a pesquisa envolvendo a comunidade escolar interna e externa. Isso torna o aluno mais ativo na produção textual, até mesmo na convivência, perdendo a timidez” disse a coordenadora da Olpam 2017, Francisca França.
1º LUGAR
Desenho
Título: Sem título
Gestora: Adriana da Costa Ferreira
Professor: Roberto do Nascimento Ferreira
Aluna: Emilly Thamires Souza de Souza
Ano: 4º ano/Ciclo
Escola: Escola Estadual Leopoldo Naves
Coordenadoria: CRE de Manacapuru
Poema
Título: “Sou filha dessa terra”
Gestor: José Raimundo Magalhães da Silva
Professor: Daniel Costa Laurentino
Aluna: Sâmily Vitória Silva de Andrade
Ano: 5º ano/Ciclo
Escola: Escola Estadual José Leite
Coordenadoria: CRE de Boca do Acre
Conto
Título: “Quem toma açaí não sai mais daqui”
Gestor: Marcos Antônio Alvim de Assis
Professora: Narla Costa da Silva
Aluna: Yasmin da Silva Lima Batista
Ano: 7º ano Ensino Fundamental
Escola: Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro
Coordenadoria: CDE 02 Manaus
Crônica
Título: “O pescador”
Gestor: João Castro de Farías
Professora: Elissângela M. da Silva
Aluno: Talisson da Silva Crisóstomo
Série: 1º Série do Ensino Médio
Escola: Escola Estadual Ipixuna
Coordenadoria: CRE Ipixuna
Documentário
Título: “O transporte rural do agricultor borbense”
Gestor: Max Ferreira Colares
Professora: Karolayne Êndrea Oliveira Peixoto
Aluno: Ângelo Prestes Marques
Série: 3ª Série do Ensino Médio
Escola: Escola Estadual de Tempo Integral José Holanda Cavalcante
Coordenadoria: CRE de Borba