Sefaz moderniza rede elétrica para não deixar contribuintes sem serviços

Foto: Divulgação/Sefaz-AM

As interrupções no fornecimento de energia elétrica, principalmente, durante o verão com temperaturas que chegam a 38°C, período em que aumenta o consumo de energia, geram sobrecarga na rede e prejudicam a prestação de serviços. A Secretaria de Estado da Fazenda/AM reforçou o investimento na modernização do sistema de geração de energia alternativo da instituição para evitar os contratempos que entre outros prejuízos provocam danos aos equipamentos e lentidão nas atividades prestadas.


Neste próximo domingo, dia 24 de setembro, a Sefaz/AM vai substituir o quadro geral de baixa tensão, quadro de transferência e quadros de distribuição para garantir mais segurança no fornecimento ininterrupto de energia elétrica. Serão instalados também sistemas de proteção eletrônicos que proporcionarão maior controle do fluxo.

Quando há a interrupção no fornecimento de energia, entram em operação dois geradores de 500 kVA cada, que se alternam na geração até que o serviço seja restabelecido. Essas máquinas potentes mantém toda a carga de energia do prédio Anexo Ozias Monteiro, além de garantir o funcionamento do Centro de Processamento de Dados (CPD).

Foto: Divulgação/Sefaz-AM

Devido à robustez dos equipamentos que compõem o CPD, capazes de armazenar e processar mais de três bilhões de itens, há um grande consumo de eletricidade, principalmente, para manter a sala refrigerada a uma temperatura de 15° C. O funcionamento gera calor intenso que é dissipado por meio de potentes centrais de ar condicionado.

Para garantir que o CPD não tenha suas atividades paralisadas ou reduzidas, a Sefaz/AM investiu na instalação de um novo grupo gerador com capacidade de 360 kVA, que permitirá que o setor funcione plenamente sem a necessidade de ativar o serviço de contingência. A máquina extra possibilitará ainda a manutenção preventiva e corretiva nos demais grupos geradores.

“A Secretaria de Fazenda tem seguido o um calendário de investimentos voltados para a segurança e execução dos serviços full time. O atendimento presencial ao contribuinte acontece na sede de 8h às 14h, mas virtualmente ele nunca é interrompido. A Sefaz/AM opera 24 horas por dia, sete dias na semana. Diariamente, são processadas 700 mil Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e 80 mil Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A modernização dos equipamentos e a instalação de um gerador adicional demonstram a preocupação do governo do Amazonas em atender melhor sempre”, ratificou o secretário executivo para Assuntos Administrativos, Dario Paim.

Artigo anteriorInscrições para mestrado interdisciplinar iniciam na próxima segunda
Próximo artigoBanda Essence comemora 20 anos de estrada com show no Teatro Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui