Segurança na fronteira reforçada com Centros de Comando Móveis

Veículos com Centro de Comando Móvel/Foto:
Veículos com Centro de Comando Móvel/Foto:
Veículos com Centro de Comando Móvel/Foto: Henderson Martins
Comando Móveis darão refor'ço à segurança de fronteira/Foto:
Comando Móveis darão refor’ço à segurança de fronteira/Foto: Henderson Martins

Foram apresentados hoje, terça-feira (05), pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os veículos adaptados com tecnologia embarcada darão mais eficácia nas ações de segurança pública das Polícias Civil e Militar, nas cidades localizadas em região de fronteira do Amazonas com países vizinhos, compondo os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCs), adquiridos por meio de convênio com o Governo Federal, com investimentos estimados em R$ 2,3 milhões.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os CICCs fazem parte dos investimentos na Estratégia de Fronteira do Governo do Estado do Amazonas (Esfron) e serão destinados para Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Boca do Acre.


Ele destacou que cada veículo será equipado com quatro câmeras fixas instaladas nas laterais externas da unidade e duas câmeras instaladas nas extremidades internas da unidade móvel.  Segundo ele, os ônibus reforçam os últimos investimentos feitos na área de segurança nas cidades de Região de Fronteira do Amazonas, principalmente, no combate ao tráfico de drogas. Em março deste ano, por meio do Esfron, o Governo do Amazonas entregou  12 lanchas, com motores no modelo 115 HP e 150 HP, para fortalecer o patrulhamento fluvial da Polícia Militar e Polícia Civil.

Sergio Fontes também ressaltou que além dos crimes comuns a qualquer cidade do interior, esses municípios sofrem forte influência por serem vizinhos dos maiores produtores de droga do mundo, dentre eles Colômbia e Peru. “Existe uma preocupação muito grande por parte de todos os órgãos dos governos Federal e Estadual de frear o tráfico de drogas nesses municípios que ficam localizados na Região de Fronteira, isso porque reduzindo a atuação do narcotráfico estaremos por consequência, combatendo os demais crimes como os homicídios”, disse.

O secretário destacou ainda que em fase de teste e treinamento os novos veículos serão utilizados durante o Festival de Parintins, onde os órgãos de segurança irão realizar uma operação integrada para garantir a segurança dos visitantes. “Teremos ainda a capacitação e treinamento dos servidores que irão operar esses veículos”, ressaltou Sérgio Fontes.

Estrutura

Os ônibus terão um espaço para operadores, motorista e passageiros, sendo equipados com sistema inteligente e gerencial com tela touch screen, num ambiente de videomonitoramento, que terão a capacidade de armazenamento de imagens por um período de 60 dias, também vai comportar um mastro telescópio, com içamento de oito metros acima do teto da unidade móvel, com uma capacidade de girar 360° graus em seu eixo. A aquisição dos veículos já era prevista no convênio firmado em 2012 com o Governo Federal.

Segundo o coordenador  da Estratégia de Fronteira do Governo do Estado do Amazonas (Esfron), major Almir Cavalcanti, os novos veículos vão agregar um policiamento com mais eficácia. “Os veículos são centros de comando moveis com câmeras que facilitam o monitoramento dia e noite, agregando um policiamento mais eficaz nessas regiões”.

Artigo anteriorJanot: Existem ‘elementos muito fortes’ para investigação de Cunha
Próximo artigoGrupo de jovens fotografa fantasma dentro de hospital psiquiátrico e imagem causa polêmica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui