Sejusc inicia Censo, sobre população em situação de rua

Foto: Divulgação

Com objetivo de ampliar o alcance das políticas públicas de garantia dos direitos humanos e de acesso à cidadania, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou na noite desta sexta-feira, 27 de outubro, das 21h a 00h, um censo junto a população em situação de rua e profissionais do sexo que vivem e/ou atuam em parte do Centro de Manaus.


A equipe formada por 30 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos e técnicos, abordou 69 pessoas nas ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Dr. Moreira, Quintino Bocaiúva, Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro, Getúlio Vargas e Terminal da Igreja Matriz.

Foto: Divulgação

Além da coleta de dados que vai atualizar as informações referentes aos públicos-alvo, foi realizada distribuição de material informativo sobre combate ao tráfico de pessoas, prevenção à DST/Aids e cinco mil preservativos sexuais.

“Com essas informações que foram coletadas durante as entrevistas, vamos poder aplicar eficazmente ações que vão atingir o público-alvo, pois cada caso será analisado. Nosso intuito é realizar, também, ações coletivas para atingir um maior número e estreitar relações com essas pessoas, pois algumas são resistentes quanto a abordagem e, claro, sensibilizar a população em geral quanto a essa questão”, afirma o titular da Sejusc, Clizares Santana.

Foto: Divulgação

O atendimento individual já inicia na próxima segunda-feira, 30 de outubro, no Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos, localizado na rua Major Gabriel, bairro Praça 14, zona sul. “No local, serão identificadas as demandas de cada assistido e o cumprimento das mesmas. Já vimos, inicialmente, que muitos não possuem documentação básica, outros precisam de atendimento médico, alguns querem retornar a sua cidade de origem etc. Também vamos identificar os familiares dessas pessoas para resgatar o vínculo familiar”, explica Clizares.

Foto: Divulgação

Os próximos censos vão acontecer no dia 7 (terça-feira) de novembro, nos bairros Gloria, São Raimundo e Aparecida, na zona oeste, e na Manaus Moderna e rua Ferreira Pena, na zona sul. Os municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Manaus também vão entrar na agenda ainda neste ano.

Artigo anteriorEquipe “A Dance de Manaus” é a campeã da II Copa Maia de Ginástica
Próximo artigoSoldado morre em hospital após ser baleado durante assalto a lanchonete

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui