Sem Dorival Junior demitido, Santos enfrenta o Botafogo no Pacaembu

Elano (C) dirige o Santos, com Levir Culp na arquibancada/Foto: Divulgação

Cinco jogos abrem hoje, quarta (07), a quinta rodada o Campeonato Brasileiro, com destaque pra dois clássicos regionais – Santos x Botafogo no Pacaembu (SP) e Vasco x Corinthians, em São Januário.


O Santos ainda tenta juntar os cacos após o intenso final de semana, que contou com a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, em Itaquera, e a demissão de Dorival Júnior após um ano e sete meses no comando.

Elano (C) dirige o Santos, com Levir Culp na arquibancada/Foto: Divulgação

Caiu no colo de Elano a missão de substituir o ex-treinador e ainda espantar uma possível crise pelos lados da Vila Belmiro. O ex-jogador e auxilar irá comandar o time no embate frente ao Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

E logo em seu primeiro treino como interino, Elano tratou de dar a sua própria ‘cara’ ao Santos. Isso porque o ex-jogador promoveu diversas mudanças na equipe. A que mais chamou a atenção foi a entrada de Emiliano Vecchio entre os titulares. Preterido por Dorival e sem ter jogado uma partida oficial no ano, o argentino treinou como armador do time no lugar de Vladimir Hernández.

“É um jogo importante, não vencemos os confrontos que precisávamos. Sabemos que será um duelo difícil, mas temos que conquistar os três pontos. Necessitamos voltar a jogar como estávamos jogando, com bastante movimentação e também com boas finalizações. Criamos muitas ocasiões mas não convertemos contra o Corinthians. Temos que fazer o nosso melhor e acreditar em nós”, disse Jonathan Copete.

Apesar do discurso, o colombiano, que estava sendo improvisado na lateral-esquerda, perdeu espaço para Matheus Ribeiro. Além disso, Arthur Gomes ganhou uma oportunidade na vaga do suspenso Bruno Henrique. Já no comando de ataque, Ricardo Oliveira sentiu dores no tornozelo após o revés para o Corinthians e virou dúvida para esta quarta-feira. Caso o camisa nove não possa jogar, Kayke assume o posto.

Jair Ventura, técnico do Botafogo, entende que o time glorioso não leva vantagem pelo momento conturbado do rival.

“Vejo como um complicador, pois toda vez que o jogador sabe que vai ter mudança na comissão técnica, se motiva. Muitos falaram que ia ser fácil contra o Sport na Copa do Brasil e penamos para conseguirmos o um a um que nos fez passar de fase, pois os jogadores estavam motivados com a troca de treinador. O ideal é você enfrentar sempre um rival que esteja nas mesmas condições que a sua na tabela de classificação. No caso do Santos, que tem muita qualidade, eles farão de tudo para vencer”, disse Jair.

“Fizemos alguns bons jogos neste Campeonato Brasileiro e poderíamos estar em uma situação melhor. O importante é acreditarmos que podemos reagir rapidamente, pois vamos jogar em casa e temos que vencer o Botafogo. Não vai ser um jogo muito tranquilo, mas é fundamental fazermos a nossa parte”, disse o volante Renato.

Os botafoguenses entendem que precisam encurtar os espaços no Pacaembu. “Vai ser um jogo complicado e o Santos vai procurar sair para o jogo. Temos que encurtar os espaços e atacarmos em velocidade quando recuperarmos a posse de bola”. disse o lateral-direito Arnaldo.

Para este compromisso o Botafogo perdeu o lateral-esquerdo Víctor Luís, com dores no joelho direito, e o volante Aírton, que vai ficar cerca de três meses parado após sofrer uma fratura de na fíbula da perna direita. O goleiro Gatito Fernández, servindo à seleção paraguaia em amistosos internacionais, também não joga. O meia Camilo, com dores no ombro esquerdo, também permanece vetado.

No gol, Jefferson, que está há mais de um ano sem jogar por conta de cirurgias no ombro esquerdo, pode enfim reaparecer, pois treinou normalmente ao longo da semana. Gilson deve assumir a lateral esquerda. No meio-de-campo, Rodrigo Lindoso, livre de dores na coxa direita, deve formar trinca de volantes com Bruno Silva e Matheus Fernandes, liberando para João Paulo ficar com a criação de jogadas.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X BOTAFOGO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 07 de junho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h00 (de Brasília) – 20h00 de Manaus
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Matheus Ribeiro; Renato, Thiago Maia e Vecchio; Vitor Bueno, Arthur Gomes e Ricardo Oliveira (Kayke)
Técnico: Elano

BOTAFOGO: Jefferson (Helton Leite); Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

Vasco recebe o Corinthians pensando em reabilitação

Vasco e Corinthians fazem clássico hoje, quarta-feira, às 21h45 (de Brasília) e 20h45 (Manaus), em São Januário, no Rio de Janeiro, em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O time cruz-maltino, que soma seis pontos e pretende se aproximar do G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores, tenta se recuperar da derrota por 2 a 0 para o Grêmio. Por este mesmo placar, o time paulista bateu o Santos, chegou a dez pontos e está atrás da líder Chapecoense apenas por conta do saldo de gols (5 a 4).

O treinador do Vasco, Milton Mendes, sabe que a irregularidade da equipe é motivo de preocupação para a torcida, mas se mostra otimista para esta missão. “Nós estamos sempre em crescimento, pois não tivemos uma atuação ruim contra o Grêmio e poderíamos ter tido uma melhor sorte”, disse.

Fabuloso está de volta contra o Corinthians de Jô/Foto: Divulgação

Os vascaínos realmente prometem uma postura ofensiva e para isso esperam contar com o apoio de seus torcedores. “Nós vamos jogar em casa, onde já ganhamos duas partidas neste Campeonato Brasileiro, contra Bahia e Fluminense. Isso aconteceu porque contamos com o apoio integral de nosso torcedor, e isso precisa se repetir contra o Corinthians. Posso assegurar que quem comparecer vai ver um time brigando pela vitória desde os primeiros minutos”, afirmou o zagueiro Paulão.

Em termos de escalação, o Vasco terá o retorno do atacante Luis Fabiano, que foi preservado contra o Grêmio. Ele deve ocupar a vaga do colombiano Manga Escobar. Outro que pode retornar ao time é Yago Pikachu, e Milton Mendes deverá escalar os mesmos 11 que iniciaram e venceram a partida diante do Fluminense, pela terceira rodada do Brasileiro.

Do outro lado, confiante após o bom início na competição, o Corinthians terá de lidar com desfalques. Sem quatro titulares (Balbuena, lesionado, Fagner, Rodriguinho e Romero, convocados para seleções), o técnico Fábio Carille vai testar as suas possibilidades de jogo dentro do elenco. Até o momento, poucos atletas além dos conhecidos titulares foram determinantes na equipe.

“Nós vamos ter um grande teste pela frente, mas é também o momento de os jogadores mostrarem que têm qualidade”, declarou Jô. “Nós sabemos da qualidade de cada, conhecemos as características, só que eles vão ter que demonstrar no jogo as coisas que são capazes”.

Dentre os reservas, o que está há mais tempo no time é o jovem Pedro Henrique, que entrou durante a estreia no Brasileiro, contra a Chapecoente, e foi titular nos outros três jogos. Marquinhos Gabriel e Clayson são os substitutos na armação, auxiliando Jadson no setor.

A única improvisação se dá na lateral direita. Sem Fagner e também Léo Príncipe, que se recupera de lesão, o técnico Fábio Carille optou pela entrada do volante Paulo Roberto. “Ele vai se perder em alguns momentos, é normal, mas é algo que eu já venho preparando caso houvesse a necessidade”, disse o treinador.

FICHA TÉCNICA:
VASCO X CORINTHIANS

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de junho de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (Fifa-MT)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho e Marcelo Grando (ambos do MT)

VASCO: Martín Silva, Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Matheus Vidal e Kelvin; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

CORINTHIANS: Cássio; Paulo Roberto, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Camacho, Marquinhos Gabriel, Jadson e Clayson; Jô. Técnico: Fábio Carille

Artigo anteriorEnvolvido em roubo e tráfico é morto com cinco tiros
Próximo artigoTSE nega, por unanimidade, pedidos das defesas de Dilma e Temer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui