Sema articula ação integrada para fortalecer fiscalização da bacia do rio Tarumã-Açu

Foto: Jakeline Xavier/Sema

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), organizou, nesta sexta-feira (23/07), uma reunião com órgãos de fiscalização, a fim de viabilizar um plano de ação integrada para o fortalecimento da bacia do rio Tarumã-Açu.


Uma fiscalização inicial será realizada na região, nos próximos dias, a fim de averiguar a real situação do afluente. O local tem, atualmente, a maior concentração de restaurantes flutuantes em Manaus. Entretanto, boa parte não possui licença ambiental para regularização da atividade.

Foto: Jakeline Xavier/Sema

A partir do diagnóstico, os órgãos irão reunir-se para estabelecer metas de atuação e discutir a necessidade de formalização de um grupo de trabalho para preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos do rio Tarumã-Açu, bem como dos ecossistemas que os sustentam.

“Este é o passo inicial para que a região do Tarumã-Açu seja assistida de forma ordenada. Com todos os órgãos integrados, será possível fazer uma fiscalização eficiente e preservar os recursos naturais daquela região”, afirmou a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Christina Fischer.

Participaram da reunião o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBH/TA), a Marinha do Brasil e, representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AM), a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Outras instituições de administração pública e organizações da sociedade civil serão convidadas a participar das próximas reuniões que definirão o plano de ação.

Artigo anteriorComitê recebe proposta para realização de evento teste
Próximo artigoInvestigador da PC, morre após acidente de trânsito no Tarumã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui