Sema realiza encontro para construção de acordo de pesca em Canutama

Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, até este sábado (30/11), uma série de ações de sensibilização sobre o programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) e reuniões para construção do acordo de pesca da Reserva Extrativista (Resex) e Floresta Estadual (FLOE) Canutama, unidades de conservação localizadas no município de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus). As atividades fazem parte das ações do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia.


Os encontros para validação dos acordos de pesca foram realizados nas comunidades de Foz de Tapauá e Vila Souza, ambas no município de Canutama. Cerca de 130 ribeirinhos participaram da reunião, que tem por objetivo realizar o ordenamento pesqueiro na região, além de contribuir com a preservação, manutenção e comercialização de peixes. Além do trabalho do Núcleo de Pesca, a equipe do programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) da Sema visitou mais 20 comunidades para sensibilização dos comunitários sobre o programa. A previsão é que a iniciativa seja implementada na região em março de 2020.

Foto: Divulgação/Sema

De acordo com a assessora do Núcleo de Pesca (Nupes) da Sema, Larissa França, as reuniões são uma das etapas para finalização do acordo de pesca na região. “O acordo é um instrumento para ordenamento pesqueiro, definindo regras para a atividade de modo a garantir tanto renda para estas populações como a manutenção do estoque pesqueiro”, explicou.

As equipes também reforçaram a campanha do Período de Defeso, coordenada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), das espécies Pirapitinga, Caparari, Aruanã, Mapará, Sardinha, Surubim, Tambaqui, Pirarucu, Matrinxã e Pacu – que estão proibidas de serem pescadas com fins comerciais até o dia 11 de março de 2020.

Artigo anteriorFla só pode relacionar 23 jogadores da Libertadores para o Mundial
Próximo artigoProcon-AM registra gasolina comum a R$ 3,93 em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui