Semana da Saúde Bucal promove ações de prevenção ao câncer, em Manaus

Atendimento à saúde bucal/Foto: Rodemerques Abreu
Atendimento à saúde bucal/Foto: Rodemerques Abreu
Atendimento à saúde bucal/Foto: Rodemerques Abreu

Com 63 mil atendimentos em saúde bucal realizados, em média por mês, os 376 cirurgiões dentistas da rede municipal de saúde estão sendo mobilizados para que reforcem a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer bucal, a ser realizada na Semana de Saúde Bucal do Amazonas, no período de 29 de outubro a 04 de novembro.

Durante a Semana de Saúde Bucal, os profissionais estarão realizando ações educativas e preventivas e executando a busca ativa de lesões que possam indicar câncer. O público-alvo principal são adultos com idade a partir de 35 anos.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que este ano sejam registrados no Amazonas 80 casos de câncer de cavidade oral. Desse total, 60 entre homens e 20 casos de mulheres, a maioria na capital.

Os principais fatores de risco para a doença são: idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que as ações da Semana de Saúde Bucal vão incluir também uma programação científica para promover a atualização das equipes de saúde bucal da rede municipal por meio de palestras e exposição de casos clínicos.

“A programação foi montada para que beneficie os usuários de saúde e valorize os profissionais da rede, divulgando o trabalho realizado nas unidades de saúde”, explica Homero de Miranda Leão.

Serviços

A Semsa oferece atendimento em saúde bucal em 131 Unidades de Saúde, sendo 44 Unidades Básicas, 84 Unidades de Saúde da Família e três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s). São realizados procedimentos básicos de assistência odontológica, ações educativas/preventivas; procedimentos coletivos em espaços sociais e escolas; e atendimentos de urgência.

Já nos CEO’s, localizados nas zonas Norte, Sul e Oeste, são oferecidos para a população tratamentos especializados como: Endodontia – tratamentos de canal; Periodontia – tratamento de doenças ou alterações da gengiva; Próteses – dentaduras totais maxilares e mandibulares; Odontopediatria – tratamentos especializados para crianças; Ortodontia – correção do posicionamento dos dentes; Biópsias de Lesões Bucais suspeitas; Atendimento a pacientes especiais; Cirurgia Oral menor – exodontias de sisos e remoção de lesões bucais.

Diariamente, os CEO’s realizam 120 atendimentos, beneficiando pessoas como a manicure Dora Ramos da Silva, de 51 anos, e que foi atendida no CEO Oeste, realizando um tratamento completo com canal e a prótese de dois dentes. “O atendimento foi ótimo e mudou o meu visual para melhor, o que é muito importante, principalmente para quem trabalha com o público como eu, além de melhorar a minha saúde”, destaca Dora Ramos.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, explica que as ações de saúde bucal na Atenção Primária seguem as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo atividades que possam manter, cuidar e recuperar a saúde bucal da população no município de Manaus. “A porta de entrada para o atendimento são as Unidades Básicas de Saúde, que identificam, tratam e encaminham os usuários para tratamentos especializados em determinados casos”, informa Nara Esquivel.

Além dos 376 cirurgiões dentistas, a Semsa conta também com 348 auxiliares e técnicos em saúde bucal. “A Prefeitura de Manaus pretende ampliar a rede de atendimento em saúde bucal até o final deste ano, com a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas na zona Leste e a implantação de mais 14 equipes para atendimento na Estratégia Saúde da Família”, informa a gerente.

Programação

As ações da Semana de Saúde Bucal do Amazonas serão desenvolvidas em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM) e Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

A abertura do evento vai acontecer nesta quarta-feira, dia 29, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), às 10h, com a entrega do Prêmio Rubim Sá, concedido pelo CRO-AM.

Na quinta-feira (30), haverá a programação do Dia D da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, quando será oferecido atendimento ao público em uma Unidade Móvel de Saúde Bucal estacionada na praça da Polícia Militar, no Centro, a partir das 8h, com atividades de educação em saúde e busca ativa de lesões em pacientes a partir de 35 anos de idade.

Todas as Unidades Básicas, também, estarão reforçando o atendimento até o dia 07 de novembro.

No dia 04 de novembro, no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa, haverá uma programação científica reunindo profissionais da Semsa, da Susam, da rede privada e acadêmicos de odontologia, com palestras e exposição de casos clínicos.

Artigo anteriorFestival Amazonas de Dança reunirá profissionais de todo o Estado
Próximo artigoThomaz Nogueira anuncia saída da Suframa: ‘minha etapa de cooperação se conclui’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui