Semana de Conciliação encerra na sexta-feira

Foto: Recorte

A Justiça do Amazonas iniciou na segunda-feira (4) e encerra na sexta-feira (8) mais uma edição da Semana Nacional de Conciliação (SNC). Serão feitas 13.284, número 12% maior que o registrado no ano passado.


Também houve um aumento na quantidade de servidores, magistrados e estagiários que irão trabalhar na campanha. Serão 1.040 este ano, capital e interior, enquanto que em 2023 foram 900 profissionais, conforme a Corregedoria-Geral de Justiça, órgão responsável no Poder Judiciário estadual pela organização da campanha no Amazonas.

A conciliação atende à solução de vários tipos de conflitos, como alimentos – conhecida popularmente como pensão alimentícia –, guarda de filhos, divórcio, partilha de bens, investigação de paternidade, acidentes de trânsito, dívidas com bancos, danos morais, questões envolvendo as concessionárias de energia elétrica e de água, operadoras de telefonia, entre outras matérias. No geral, o mecanismo atende questões que possam ser resolvidas por meio de acordos. E as audiências poderão ser realizadas no horário de 8h às 16h30, nos formatos presencial, ocorrendo nas unidades judiciais ou nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc’s); virtual, com todos os integrantes do processo participando exclusivamente por meio de videoconferência; ou no formato híbrido – neste, uma ou mais partes podem estar presentes no Fórum de Justiça e os demais de maneira virtual.

O cidadão com processo na Justiça e que tem interesse em conciliar, pode entrar em contato com a unidade judiciária onde tramita a ação. A conciliação pode ser realizada o ano todo.

Artigo anteriorFeira de adoção e Castramóvel gratuito marcam evento Prospera em Manaus
Próximo artigoDono de açougue é metralhado no Educandos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui