Semana Estadual de Aleitamento Materno terá palestras virtuais

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai realizar, durante a Semana Estadual de Aleitamento Materno do Amazonas, uma série de seminários e palestras on-line. Os eventos fazem parte da programação em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, e o novo formato foi adotado em razão das medidas de segurança adotadas por conta da pandemia de Covid-19. A semana tem abertura na segunda-feira (03/07) e segue até sexta-feira (07/07).


Neste ano, o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, terá como tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” e contará com a participação de pediatras, nutricionistas, especialistas em amamentação, representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karan, toda a programação foi pensada para que profissionais e população do estado do Amazonas tivessem acesso a informações importantes sobre aleitamento materno, sem sair de casa e dentro das normas de proteção contra o novo coronavírus.

“Como estamos passando por um momento delicado, em razão da pandemia, pensamos em um formato transmissão que tivesse um alcance maior e pudesse atender também os profissionais do interior. Com isso, trouxemos especialistas em aleitamento e nutrição para apresentar os bons resultados e a importância da amamentação e alimentação saudável na vida das crianças”.

A abertura da Semana Estadual de Aleitamento Materno será transmitida pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Já as palestras serão transmitidas durante a semana, das 9h às 11h, pelo canal da Susam no YouTube, pelos aplicativos Mano e Zoom e também pelo Centro de Mídias. Para assistir por meio do aplicativo, basta baixá-lo gratuitamente e procurar pelos canais da Secretaria de Estado de Saúde.

Programação – A programação inicia na segunda-feira (03/08), com uma mesa-redonda e uma palestra com a coordenadora estadual da Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam, abordando o tema “Amamentação e sustentabilidade para um planeta saudável”.

Na terça-feira (04/08), acontece o seminário de amamentação com a participação de pediatras e especialistas do Unicef e Susam. Na primeira palestra, o especialista em Saúde e HIV do Unicef, Antônio Carlos Cabral, apresentará o tema “Atenção à saúde e nutrição na resposta humanitária”, abordando a necessidade de políticas públicas voltadas para atenção primária e o impacto positivo dessas ações na vida das populações mais vulneráveis.

Em seguida é a vez da da psicóloga clínica e assessora materno-infantil da Susam, Katherine Benevides, apresentar a palestra “Crianças refugiadas: Como podemos protegê-las”, tema voltado para a saúde das estrangeiras que buscaram refúgio no Brasil, em especial no Amazonas. E, encerrando a programação do dia, a pediatra neonatologista e consultora em lactação, Brisa Rêgo Rocha, fará a palestra “A importância do acompanhamento do recém-nascido de baixo peso e amamentação”.

Na quarta-feira (05/08), acontece um novo ciclo de palestras. A nutricionista e coordenadora de Alimentação e Nutrição da Susam, Joselina Castro, apresenta o tema “Alimentação complementar após a amamentação exclusiva”, e em seguida a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Ane Bortolini, palestra sobre a importância da introdução de alimentos na primeira infância.

O dia terá ainda a palestra “Comportamento alimentar X Qualidade de vida na infância”, apresentado pela técnica em saúde da criança de Maceió (AL), Maely Nunes, e a palestra da coordenadora de nutrição da Semsa Manaus, Tânia Batista, com o tema “Manipulação e higiene dos alimentos no contexto atual”.

Na quinta-feira (06/08), haverá um seminário voltado para os bancos de leite humano. Durante o evento, as coordenadoras dos bancos de leite das maternidades Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Ana Braga irão apresentar as atividades realizadas, etapas para coleta e entrega do leite doado e um panorama da amamentação nos tempos de Covid-19.

O enfermeiro e especialista em Saúde da Mulher, Adalberto Taketomi, participa do evento com a palestra “Apoio à mulher na amamentação para um planeta saudável”, e a enfermeira obstetra e representante da coordenação da Saúde da Criança e Adolescente da Semsa Manaus, Ivone Amazonas, palestra sobre “Proteção Legal do Aleitamento Materno”.

No dia 7 de agosto, último dia da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, acontece a live “Desafios da Amamentação e Alimentação Saudável no contexto atual”, com a participação da enfermeira Rhamilly Amud Karam e a nutricionista Joselina Castro.

Artigo anteriorRio Preto da Eva vai reforçar ações de combate ao coronavírus
Próximo artigoUfam deve retornar as atividades acadêmicas em agosto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui