Semana Municipal de Orientação e Incentivo à doação de Medula Óssea é aprovada

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou por unanimidade, na terça-feira (18/6), o projeto de lei 228/2018, de autoria do vereador Professor Samuel Monteiro (PHS), que cria a Semana Municipal de Orientação e Incentivo a Doação de Medula Óssea no Município de Manaus. A proposta segue à sanção do Prefeito de Manaus, Arthur Neto.


De acordo com a proposta, a Semana Municipal de Orientação e Incentivo a Doação de Medula Óssea vai estimular, orientar e informar a sociedade em geral sobre a importância da doação da Medula Óssea. Além de levar informações de que a doação e o transplante de medula óssea podem beneficiar o tratamento de aproximadamente 80 doenças.

Samuel Monteiro destacou que o objetivo do projeto é incentivar a doação voluntária de medula óssea, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis, além de informar, sensibilizar e conscientizar a população. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de pessoas no mundo, que sofrem de doenças no sangue”, alerta.

De acordo com o vereador a semana também propõe o desenvolvimento desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores.

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

O Amazonas é quarto Estado da Região Norte em registro de Doares de medula óssea, com 30.648 cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Médula Óssea (Redome).

O que é medula óssea?

Conforme informações da Fundação Hospitalar de Hematologia e hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a medula óssea é um tecido líquido, que ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecido como “tutano”. Ela produz os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes para o sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Fonte: CMM

Artigo anteriorJustiça autoriza a retomada de leilão da Avianca Brasil
Próximo artigoFuam e Ufam firmam parceria para atuar no combate à hanseníase no interior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui