Semed alinha ações de fortalecimento da Educação em jornada pedagógica

Foto: Cleomir Santos / Semed

Com o intuito de preparar gestores e pedagogos para o início das aulas, na próxima segunda-feira, 6/2, a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nestas segunda e terça-feira, 30 e 31/1, a Jornada Pedagógica 2023, nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), para o fortalecimento do ensino deste ano.

O objetivo do encontro foi de discutir pontos importantes como a organização da volta às aulas, dar orientações pedagógicas e sobre alfabetização, a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, entre outros temas pertinentes ao bom desempenho da Educação a ser oferecida, conforme determinações do prefeito David Almeida.

De acordo com o diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), Evaldo Bezerra, todos os anos têm Jornada Pedagógica sempre no início do ano escolar. Segundo ele, essa é uma forma de proporcionar conhecimento e preparar os profissionais para as ações que acontecerão na rede municipal de educação.

“Esse é um encontro realizado em todas as DDZs, com nossos gestores e pedagogos para que seja informado todas as ações que acontecem na secretaria, especificamente dentro das escolas. Esse será um ano muito importante, é o ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o nosso grande desafio é colocar Manaus entre melhores capitais da educação no Brasil e para isso todas as nossas ações e projetos que serão implementadas na rede, precisam estar em plena sintonia, por isso o motivo da Jornada”, explicou Evaldo.

Foto: Cleomir Santos / Semed

A DDZ Leste 2 se reuniu com a equipe no próprio auditório, no Zumbi dos Palmares, e o encontro reuniu educadores de 70 unidades de ensino, que atendem aproximadamente 40 mil alunos, da rede.

A gerente pedagógica da DDZ Leste 2, Izânia Souza, reafirmou a importância da jornada para todos os educadores, pois os dados repassados são essenciais na aplicação do plano de ensino.

“Foi muito satisfatória a jornada, na qual agradecemos a prefeitura de Manaus, por meio da nossa secretaria Dulce Almeida, por uma jornada pedagógica, que começou com orientações da sede Semed. A partir disso, nós percebemos alguns pontos, que nós precisávamos também trabalhar na educação de forma geral na divisão, em 2023, como o Saeb”, comentou.

A escola municipal Aribaldina de Lima Barreto, no bairro Val Paraíso, com aproximadamente 882 alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, foi uma das unidades de ensino que participaram do encontro. Segundo o diretor Jeckson Santos do Nascimento, essa atividade é fundamental para o início do ano letivo.

“Aqui nós estamos recebendo todas as informações. Este ano, nós temos o desafio de alcançarmos metas exitosas do Saeb. Somos a partir de hoje, os principais multiplicadores dessa jornada na escola. É de extrema importância estarmos a par de todas as novidades, de todas as ações que a Semed traz para este ano”, ressaltou.

Satisfeita por ter participado da jornada, a pedagoga Erika Cordeiro de Oliveira, da escola municipal São Luiz, bairro Colônia Antônio Aleixo, afirmou que o encontro fortalece o planejamento estratégico das ações em 2023.

“Geralmente, a escola organiza a parte desses dados, informações que são repassadas por aqui pela divisão. A gente recebe o macro, bem como a questão da divisão de como vai ser trabalhado. A partir daqui nós levamos para a escola de que forma nós vamos nos organizar e nos adaptar pedagogicamente para fazer o trabalho com os nossos alunos de forma geral”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui