SEMED questionada pela CMM sobre situação das creches

Comissão da CMM debate com Semed, situação de crehes/Foto: Tiago Correa

Comissão da CMM debate com Semed, situação de crehes/Foto: Tiago Correa


A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (COMED/CMM) reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para esclarecer o planejamento da Prefeitura de Manaus quanto ao atendimento das 1.397 crianças matriculadas nas creches do município e conveniadas, em especial as crianças de zero a três anos de idade.

O debate que ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) contou também com a participação da professora Ruth Prestes, do Fórum Estadual de Educação, da professora Cecília Rodrigues do Fórum de Educação, dos vereadores Professor Samuel (PPS) e Professor Bibiano (PT), Therezinha Ruiz (DEM) e demais convidados.

De acordo com a presidente da Comissão vereadora Therezinha, há uma grande demanda da sociedade, e pelo levantamento da Semed seria necessária a construção de 345 creches para atender a procura.

Outro motivo da reunião foi verificar como está a formação dos professores das unidades de creches e de que forma eles (os educadores) se preparam para atuar nas 37 novas creches, que deverão ser inauguradas ainda este ano, além das cinco unidades que já existem em Manaus, como informou a presidente da COMED, Professora Therezinha Ruiz.

A responsável pelo Departamento de Planejamento da Semed, Vilma Pessoa, explicou que para minimizar a procura, o município conseguiu garantir a construção de 115 creches em Manaus, até o final dessa gestão, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), fundo ligado ao Ministério da Educação, que realiza o repasse de todos os recursos para a educação.

Desse total, 60 unidades já receberam aprovação e 55 ainda estão sob análise do Sistema de Monitoramento do Ministério da Educação (Simec).

Conforme Vilma, a Semed prevê a construção de 35 creches ainda este ano, sendo que quatro delas já estão em fase final de construção e três unidades devem ser entregues no mês de março, para o atendimento de 120 crianças em cada unidade. Além disso, 28 unidades já estão em processo de licitação.

Ela destacou ainda, que um dos critérios iniciais é minimizar a questão da demanda. “Onde existe maior procura, a prefeitura procura construir as unidades, principalmente nas zonas Norte e Leste, onde a procura é maior”, observou Vilma.

Planejamento pedagógico

A Gerente das Creches do Município, Maria do Livramento Galvão, ressaltou que o planejamento pedagógico dos professores que atuam nas creches do município é realizado conforme o calendário da Semed, com seis datas previstas. Ela explicou também, que no dia do planejamento as crianças não têm atividades nas unidades, para que os educadores possam trabalhar as discussões pedagógicas, reflexão e sistematização do planejamento, o qual engloba o cuidar e o educar a criança até os três anos. “A educação precisa que o educador de creche se organize pedagogicamente para cuidar e educar essa criança”, destacou a gerente.

Entre as dificuldades encontradas no processo da educação é a questão do tempo. A gerente destacou que o educador precisa ter mais tempo para a realização do planejamento, que vai ao encontro das novas diretrizes inseridas na educação infantil. “Que é o cuidar e educar por meio das brincadeiras e reflexões”, exemplificou.

“Outra questão que precisa ser debatida é a questão da carga horária dos educadores. A Semed reconhece que há necessidade de reconhecer o professor de creche, que trabalha em tempo integral se dispondo tanto ao fazer educativo quanto ao de cuidado. Esse educador precisa ter um diferencial”, concluiu Maria Galvão.

Proposta

Após as discussões, a Comissão de Educação da CMM sugeriu um calendário especial em comum acordo com os pais e professores, para que as crianças não sejam prejudicadas em períodos de recesso escolar. Outra proposta da COMED seria a substituição dos professores por uma equipe especial, nos dias de planejamento pedagógico.

Artigo anteriorHoje tem muito Samba no Buteko da Piscina com Angelo e Cacildes
Próximo artigoMais de dez mil candidatos à primeira CNH têm nova chance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui