Seminário debate avanços da igualdade de gêneros para a democracia

Foto: Reprodução

“Sem a imprescindível participação das mulheres na vida pública, não há democracia”, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, durante o Seminário #ParticipaMulher – Por uma Cidadania Plena.


“É urgente a implementação de políticas públicas adequadas e eficientes, que coloquem em prática o direito à igualdade, assegurado na esfera formal, mas nem sempre garantido no âmbito material. A garantia de paz e de segurança nas eleições também depende da participação feminina na política. Se o respeito às eleições é condição e possibilidade do Estado democrático de direito, a cidadania plena e a igualdade material são conditio sine qua non de uma sociedade livre, justa e solidária”, ponderou o presidente do TSE.

O Seminário realizado pelo Tribunal tem como objetivo debater a representatividade e a igualdade feminina, o combate à violência política de gênero, o assédio contra as mulheres, bem como destacar os 90 anos da conquista do voto feminino, entre outros pontos.

Os debates sobre o tema continuam ao longo do dia e a programação está dividida entre quatro painéis com a participação de magistradas, deputadas e pesquisadoras do assunto. Os painéis têm como temas: “Reflexões sobre elas: um diálogo sobre a busca pela equidade”, “Como avançar a representatividade das mulheres, observadas as interseccionalidades?”, “O Combate à Violência Política de Gênero: como avançar?” e “O assédio contra as mulheres no ambiente profissional: combate e acolhimento”.

Artigo anteriorPrefeitura alerta servidores para mensagens falsas em nome da Semsa
Próximo artigoPolícia Civil prende indivíduos envolvidos em homicídio de mulher no bairro Japiim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui