Semmas e Semulsp cortam árvores para evitar acidentes em Manaus

O trabalho é preventivo e visa evitar acidentes/Foto: Divulgação/Semmas

Prefeitura realizou ontem  sábado, 2/2, o manejo de três árvores de grande porte que apresentavam risco iminente de queda em áreas urbanas de grande movimentação. A operação aconteceu nas avenidas Getúlio Vargas, Centro; André Araújo, Aleixo; e na rua Salvador, no Adrianópolis, zona Centro-Sul. O trabalho fo, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp), com apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Manausluz e Eletrobras Amazonas Energia.


O trabalho é preventivo e visa evitar acidentes envolvendo queda de árvores. Na avenida Getúlio Vargas, o oitizeiro situado na altura do Sheik Club, teve de ser removido totalmente depois de aumentar sua inclinação na madrugada deste sábado, e ficar apoiado apenas em um muro.

Árvores em risco de queda em Manaus – Foto: Divulgação/Semmas

“Já havíamos realizado ações de manejo anteriores para reduzir o peso da árvore, mas mesmo assim ela veio a tombar mais um pouco nesta madrugada, o que nos levou a fazer a remoção para a segurança de moradores e transeuntes”, afirmou o chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier.

Outro oitizeiro, situado na rua Salvador, também foi alvo do trabalho de redução de copa, ação que precede a retirada total. A árvore, situada em frente ao estacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), apresenta um alto grau de podridão no tronco. Na avaliação feita por técnicos da Semmas, a árvore, mesmo após ser submetida a procedimentos de poda anteriores, ameaçava tombar, daí a necessidade de redução do seu peso.

Foto: Divulgação/Semmas

Uma terceira árvore, um apuizeiro que cresceu na calçada da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na avenida André Araújo, teve o procedimento de retirada iniciado nesta manhã. A árvore está situada em local impróprio e com alto risco de queda. No próximo sábado, 9, a ação será concluída.

“As ações de manejo são fundamentais para evitar acidentes com quedas de árvores na cidade a partir dos sinais de inclinação e apodrecimento de tronco e galhos. Estamos sempre atentos para atender as demandas, e estabelecer as prioridades a partir do trabalho conjunto dos órgãos da Prefeitura de Manaus e instituições parceiras”, afirmou Wellington.

Artigo anteriorMilitares fazem intervenção branca no Itamaraty
Próximo artigo‘Bancada da lama’ barrou projetos de segurança nas mineradoras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui